Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo

Copa do Mundo 2022: quem são os 26 convocados para buscar o hexa?

Com o time formado, o que resta, agora, é aproveitar para conhecer um pouco mais sobre os jogadores da seleção

Copa do Mundo 2022: quem são os 26 convocados para buscar o hexa? - Imagem: reprodução Instagram
Copa do Mundo 2022: quem são os 26 convocados para buscar o hexa? - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 07/11/2022, às 19h00


Há poucos dias da Copa do Mundo de 2022, que começa no dia 20 deste mês, a lista de jogadores que farão parte da Seleção Brasileira foi divulgada, e com isso, a ansiedade para o início dos jogos só aumentou.

Apesar de ter dividido opiniões, o time agora já está formado, o que resta, portanto, é aproveitar para conhecer um pouco mais sobre cada um dos jogadores que tentarão trazer para o Brasil o tão desejado hexa.

Conheça os 26 convocados por Tite:

Os goleiros

goleiros-selecao-brasileira
Os goleiros Alisson, Ederson e Weverton / Imagem: montagem reprodução Instagram
  • Alisson

Clube: Liverpool

Idade: 30 anos

Altura: 1m91

Alisson é um dos rostos mais conhecidos da atual seleção brasileira de futebol e a primeira vez que jogou na seleção brasileira foi em 2015, contra a Costa Rica. Ele já foi indicado três vezes ao prêmio de melhor goleiro da Fifa. Em 2019, ganhou o Luva de Ouro da Copa América.

Sua maior inspiração é o irmão mais velho, Muriel, que construiu uma carreira de goleiro principalmente em clubes brasileiros. Na sua segunda Copa do Mundo, Alisson terá um novo motivo para lutar. Em fevereiro do ano passado, seu pai, José Agostinho Becker, morreu, aos 57 anos, afogado enquanto nadava em uma propriedade da família no Rio Grande do Sul.

  • Ederson 

Clube: Manchester City

Idade: 29 anos

Altura: 1m88

Nascido em Osasco (São Paulo), Ederson está no Manchester desde 2017 e seu contrato vai até 2026. Em 2018, o goleiro foi convocado para a Copa do Mundo da Rússia e ficou como reserva de Alisson. A primeira vez que defendeu o gol da seleção brasileira foi em 2017 em um jogo contra o Chile.

Uma chamada telefônica quase encerrou a carreira do goleiro. Aos 15 anos, ele foi liberado do São Paulo através de uma ligação atendida por sua mãe. Por um mês, nem queria saber de futebol. "Chorei bastante", ele admitiu.

O contratempo não durou muito. Ederson logo chamou a atenção do Benfica, que o incluiu em suas divisões de base até se desenvolver e tornar-se titular no atual time.

  • Weverton

Clube: Palmeiras

Idade: 34 anos

Altura: 1m89

Natural de Rio Branco, no Acre, o goleiro começou sua jornada nas categorias de base do Juventus do Acre.

Em um excelente desempenho contra o Corinthians, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Weverton foi eleito o melhor em campo e chamou a atenção do Timão.

Foi apenas em 2018 que o goleiro estreou pelo Verdão, e vem brigando pela posição desde então. Com atuações seguras, ganhou a posição de titular com o treinador Roger Machado e, mesmo após a chegada de Felipão, se manteve indispensável na equipe.

Seu primeiro ano no Palmeiras contou com derrotas dolorosas como a final do Campeonato Paulista para o Corinthians em pleno Allianz Parque, ou as eliminações na Copa do Brasil e Libertadores. Mas apesar disso, o ano foi marcado mesmo pela conquista do título do Campeonato Brasileiro.

Os laterais

laterais-selecao-brasileira
Os laterais Daniel Alves, Danilo, Alex Sandro e Alex Telles / Imagem: montagem reprodução Instagram
  • Daniel Alves

Clube: Pumas

Idade: 39 anos

Altura: 1m72

Aos 39 anos, Daniel Alves se tornará o jogador mais velho a defender o Brasil em um Mundial. Dani tem uma longa trajetória na Seleção até aqui, com momentos marcantes. A convocação de Daniel Alves foi bastante questionada. Em uma enquete no GE, 88% dos internautas não concordaram com o nome dele na lista.

Na base da Seleção, conquistou o Mundial Sub-20 em 2003, em um time com Jefferson, Kleber Gladiador e Nilmar, onde foi eleito o terceiro melhor jogador da competição. Além disso, outra história marcante foi o primeiro grande momento dele com a Seleção na Copa América de 2007. Na final contra a Argentina, deu uma assistência, em uma grande jogada, e marcou um gol para dar o título da competição ao Brasil.

  • Danilo

Clube: Juventus

Idade: 31 anos

Altura: 1m77

Sua adaptação na linha defensiva fez com que a imprensa italiana o chamasse de Novo Maldini: um lateral que se torna zagueiro após os 30 anos. Mais uma arma para os técnicos Tite e Massimiliano Allegrini, da Juventus, que não tem dúvidas a respeito do futuro do jogador.

"Ele tem técnica, força, coragem e inteligência. Tenho certeza de que ele será um zagueiro no futuro", aposta o italiano. Para Danilo, não há preferência. "Não faz diferença", resume. Desde que ele consiga superar o trauma recente de ter ficado fora de jogos importantes da Copa da Rússia por lesão.

  • Alex Sandro

Clube: Juventus

Idade: 31 anos

Altura: 1m 81

Morador de Turim há sete anos, o lateral não irá renovar com a Juventus e se despedirá da Itália no ano que vem por conta do alto salário: 6 milhões de euros (R$ 30 milhões por temporada). Mas o dinheiro não enche seus olhos.

De origem humilde, do interior de São Paulo, Alex Sandro prefere compartilhar o que tem e evitar uma vida de ostentação. “Muitas vezes minha mulher e minha mãe dizem: viva para você mesmo, você merece. Mas a minha felicidade é ajudar os outros”, ele explica.

  • Alex Telles

Clube: Sevilla

Idade: 29 anos

Altura: 1m81

Alex Telles foi revelado pelo Juventude, de Caxias do Sul. Entrou no clube em 2007, no Sub-17 e passou por todos os times da base (Sub-18, Sub-19 e Sub-20).

Escolhido de última hora por Tite, Alex Telles quase não jogou pela seleção. Nascido em uma família de origem italiana, ele considerou se juntar à Azzurra em 2016, depois de um ano emprestado à Inter de Milão.

"Posso ser brasileiro, mas meus tataravôs são italianos e me sinto italiano", disse à época. As coisas não decolaram naquele contexto e foi apenas em 2019 que ele recebeu sua primeira convocação para uma seleção — a do Brasil. Com a vaga aberta pela lesão de Guilherme Arana, Telles se tornou uma aposta de Tite.

Os zagueiros

zagueiros-selecao-brasileira
Os zagueiros Bremer, Militão, Marquinhos e Thiago Silva / Imagem: montagem reprodução Instagram
  • Bremer

Clube: Juvenus

Idade: 25 anos

Altura: 1m88

Baiano que surgiu para os profissionais no Atlético-MG, Bremer passou quatro anos no Torino, da Itália, vivendo uma espécie de processo de maturação.

Hoje com 25 anos, perto do auge da carreira de um jogador, ele combina os dois estilos que refletem as escolas em que foi formado: é duro no combate individual e forte na bola parada, além de seguro no jogo com os pés. Razões pelas quais, segundo a imprensa europeia, recebeu uma série de ofertas de grandes clubes do continente, até optar pela Juventus.

  • Éder Militão

Clube: Real Madrid

Idade: 24 anos

Altura: 1m86

O zagueiro mais caro da história do Real Madrid — foi contratado junto ao Porto por 34 milhões de libras em 2019 (R$ 197 milhões em valores de hoje) — rapidamente conquistou o então técnico merengue Zinedine Zidane.

Para além do campo, ele e Karoline Lima, sua ex-mulher, tiveram a filha Cecília. Logo após o nascimento, o casal divulgou a separação e o caso começou a ser exposto nas redes. Após isso, várias polêmicas envolvendo processos entre o casal chamaram a atenção nas redes sociais.

  • Marquinhos

Clube: PSG

Idade: 28 anos

Altura: 1m83

Apesar de atuar como zagueiro, Marquinhos ganhou seu primeiro título profissional vestindo a camisa 10 do Corinthians. Incluído na lista de relacionados para a Libertadores de 2012 no lugar de Adriano, ele herdou a camisa do Imperador. Mas sequer entrou no campo. E nem foi necessário.

Ele logo encantou a Europa com a habilidade e a liderança que já havia demonstrado nas seleções de base. Capitão do PSG, forma dupla de zaga do Brasil com seu ex-companheiro de time Thiago Silva.

  • Thiago Silva

Clube: Chelsea

Idade: 38 anos

Altura: 1m81

Aos 38 anos, Thiago Silva, do inglês Chelsea, segue fazendo história: o zagueiro vai para o quarto Mundial de sua carreira, entrando para um seleto grupo que conta com lendários atletas brasileiros.

A carreira vitoriosa de Thiago Silva quase acabou há 17 anos, antes que toda a mágica acontecesse.

Naquela época, o zagueiro fora emprestado para o Dínamo Moscow, da Rússia, onde foi diagnosticado com tuberculose. Seu estado era tão grave que os médicos cogitaram remover parte de seus pulmões para reduzir o risco de morte.

Os meias

meias-selecao-brasileira
Os meias Lucas Paquetá e Everton Ribeiro / Imagem: montagem reprodução Instagram
  • Lucas Paquetá

Clube: West Ham

Idade: 25 anos

Altura: 1m80

Lucas Tolentino, mais conhecido como Lucas Paquetá, é na verdade um apelido, que se refere ao vilarejo onde Lucas cresceu, uma ilha no litoral do Rio de Janeiro com apenas 3 mil habitantes.

Em 2018, ele foi um dos escolhidos para fazer parte da lista de 12 suplentes chamados pelo técnico da Seleção Brasileira, Tite, para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2018, sendo o mais novo dentre os convocados.

  • Everton Ribeiro

Clube: Flamengo

Idade: 33 anos

Altura: 1m74

Ex-jogador do Corinthians, há 15 anos, Everton Ribeiro parecia destinado a se tornar um atleta desde muito jovem. Mas quase seguiu um caminho diferente. Isso porque aos três anos, ele começou a lutar e competir no judô, e chegou até a canhar títulos regionais na modalidade.

Foi aos 10 anos que decidiu deixar uma paixão para perseguir profissionalmente a outra. "Uma coisa que ficou comigo foi a disciplina do judô. Aprendi a cair e sempre levantar, lutar", ele explica.

Valeu a pena: Ribeiro, hoje com 33 anos, é provavelmente o jogador mais consistente a atuar no futebol brasileiro na última década.

Os volantes

volantes-selecao-brasileira
Os volantes, Bruno Guimarães, Casemiro, Fabinho e Fred / Imagem: montagem reprodução Instagram
  • Bruno Guimarães

Clube: Newcastle

Idade: 24 anos

Altura: 1m82

Bruno Guimarães irá jogar uma Copa do Mundo pela primeira vez em sua carreira. Segundo o volante, sua convocação é uma consequência da decisão de deixar o Lyon, da França, para atuar pelo Newcastle. Para o jogador, apesar do desafio, jogar no Campeonato Inglês "seria um passo a mais na carreira". Com o filho recém-nascido no colo, ele falou sobre sua convocação.

Normalmente os jogadores pedem para usar as camisas 9, 7 ou 10. Mas, para Bruno, o número mágico é… 39. A preferência não tem nada a ver com futebol. Na verdade, é uma maneira que o meio-campista encontrou para homenagear seu pai, que trabalhou como taxista no Brasil e cujo carro tinha justamente o número 39

  • Casemiro

Clube: Manchester United

Idade: 30 anos

Altura: 1m85

Natural de São José dos Campos, São Paulo, Carlos Henrique Casemiro foi revelado na base do São Paulo e enfrentou grandes questionamentos quanto a sua qualidade no time tricolor até conseguir consolidar sua carreira e chegar onde chegou.

Depois de oito anos, o meio-campista deixou o Real Madrid pelo Manchester United. Mas levou consigo duas características que o acompanham em toda a carreira: ser querido por todos e dar aos homens de frente a liberdade para atacar. O dinamarquês Eriksen foi rapidamente conquistado.

  • Fabinho

Clube: Liverpool

Idade: 29 anos

Altura: 1m88

Fábio Henrique Tavares, mais conhecido como Fabinho, começou sua carreira no Fluminense, é o famoso 'jogador coringa', que joga como volante, lateral-direito, zagueiro. É por isso que ele foi apelidado pelos companheiros de time de The Hoover (aspirador, em inglês, por "limpar" o jogo). Forte, rápido, eficiente na bola aérea, competente no um a um e, claro, ótimo roubador de bolas.

"Ele é capaz de fazer tudo isso, você vê em diferentes situações que seu talento defensivo é impressionante", chegou a elogiar Klopp, técnico do Liverpool.

  • Fred

Clube: Manchester United

Idade: 29 anos

Altura: 1m69

Frederico Rodrigues de Paula Santos, mais conhecido apenas como Fred, começou nas categorias de base do Atlético-MG, e em 2009 foi para o Porto Alegre.[1] No ano seguinte, foi levado pelo empresário ao Beira-Rio. Em 2011, fez parte do Inter B, extinto depois da eliminação no Gauchão daquele ano.

Em 2015, foi suspenso por doping em 2015 - passou um ano sem jogar por ter usado um diurético proibido - não afetou a carreira do meio-campista.

Antes da Copa do Mundo de 2018, ele foi comprado pelo Manchester United, onde é titular, por 47 milhões de libras (R$ 272 milhões hoje). Mas até conquistar um lugar entre os 11 rda seleção teve um longo caminho, o que o fez se surpreender tanto com a convocação de quatro anos atrás, quanto com a de 2022.

Os atacantes

atacantes1-selecao-brasileira
Os atacantes Gabriel Martinelli, Antony e Gabriel Jesus / Imagem: montagem reprodução Instagram
  • Gabriel Martinelli

Clube: Arsenal

Idade: 21 anos

Altura: 1,78

Uma das principais surpresas da lista de Tite, Martinelli fez um caminho inverso ao da maioria dos jogadores. Começou na base de um clube grande, o Corinthians, e concluiu a transição para o profissional no Ituano. De lá, decolou para o Arsenal, em 2019, onde teve início avassalador, com sete gols em sete jogos.

A ascensão meteórica, porém, foi interrompida por uma grave lesão que o afastou por meses. "É um jogador do lance individual, transições em velocidade. Precisamos de jogadores agudos e incisivos pelos lados", justificou Tite.

  • Antony

Clube: Manchester United

Idade: 22 anos

Altura: 1m74

Antony começou a sua carreira na base do São Paulo aos 10 anos. Após oito anos jogando nas categorias infantis do clube, ingressou ao profissional em setembro de 2018. Em seguida, no ano de 2019, retornou ao Sub-20 para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, se tornando campeão e marcando na final contra o Vasco. Assim, voltou ao elenco principal para a disputa do Campeonato Paulista.

Anos depois, consolidando sua carreira, o giro 360° se tornou uma marca do atacante, que insiste em mostrar sua habilidade com os pés durante os treinos, os aquecimentos e, claro, os jogos do Manchester United. O clube inglês também promove o talento do jogador nas redes sociais e até lançou um desafio para que os torcedores tentem reproduzir a técnica do brasileiro.

  • Gabriel Jesus

Clube: Arsenal

Idade: 25 anos

Altura: 1m75

Gabriel Jesus, é um importante atacante do futebol brasileiro na atualidade que enfrentou uma mudança na carreira recentemente. A mudança na forma de comemorar os gols reflete esse novo momento na vida do atacante de 25 anos, que trocou o Manchester City pelo Arsenal nesta temporada em busca de um maior protagonismo.

O "alô, mãe!", no qual simulava ligações para a sua mãe, deu lugar ao "alô, Helena", em que ele imita um bebê chupando dedo para homenagear a filha nascida em maio. O filho que se tornou pai demonstrou a maturidade trazida pela paternidade e espera que essa felicidade faça seu futebol brilhar ainda mais.

atacantes2-selecao-brasileira
 Os atacantes  Pedro, Neymar e Raphinha / Imagem: montagem reprodução Instagram
  • Pedro

Clube: Flamengo

Idade: 25 anos

Altura: 1m85

Pedro, o camisa 21 do Fla, emocionou os fãs de futebol com sua reação ao ser convocado por Tite. Após o nome de Pedro ser apresentado, a família do jogador do Flamengo ficou muito emocionada e abraçou o atacante, que não conseguiu conter a felicidade e, inclusive, pediu a namorada em casamento.

Um favorito de longa data do técnico Tite por conta de sua técnica acima da média, Pedro teria sido uma escolha óbvia para a seleção de imediato. Mas havia um problema: ele não conseguia jogar o suficiente no próprio clube, dominado pela parceria de sucesso entre Gabigol e Bruno Henrique. Muitos disseram que Pedro deveria deixar o Flamengo, mas ele insistiu, mesmo passando um bom tempo no banco de reservas.

  • Neymar

Clube: PSG

Idade: 30 anos

Altura: 1m75

Um dos jogadores mais famosos do Brasil, Neymar tem passagem histórica pelos clubes que atuou, o futebolista coleciona títulos e prêmios importantes. Por seu grande destaque, ele também é considerado um dos maiores jogadores do mundo, apesar de nunca ter realmente ganhado o título.

Esta Copa do Mundo é o momento que definirá se Neymar finalmente alcançará o status de lenda ou se ficará aquém da expectativa que o acompanha como principal nome do futebol brasileiro na última década. Aos 30 anos, o camisa 10 ainda não alcançou dois dos principais objetivos da sua carreira: ser campeão mundial com a seleção e ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo.

  • Raphinha

Clube: Barcelona

Idade: 25 anos

Altura: 1m76

Raphinha era um desconhecido da maior parte dos fãs de futebol quando foi convocado pela primeira vez por Tite. Na época, o atacante estava no Leeds United, da Inglaterra, e o desempenho na Premier League foi tão bom que não faltaram potências interessadas em contar com os serviços do brasileiro nesta temporada 2022/23. O Chelsea tentou, mas quem levou a melhor foi o Barcelona.

Nos últimos seis anos, o atacante completou uma espécie de roteiro padrão para jogadores de futebol na Europa. Começou em Portugal, depois ganhou uma chance na França e chegou a um time intermediário na Premier League, até ser contratado pelo Barça por 55 milhões de euros (R$ 286 milhões hoje). 

atacantes3-selecao-brasileira
Os atacantes Richarlison, Rodrygo e Vinicius Junior / Imagem: montagem reprodução Instagram
  • Richarlison

Clube: Tottenham

Idade: 25 anos

Altura: 1m84

Ao longo dos anos, Richarlison tem provado seu valor dentro e fora de campo. Ele foi uma voz contra o racismo após a morte de George Floyd e episódios no futebol brasileiro; aderiu a uma campanha de vacinação contra a Covid quando muitos cidadãos estavam em dúvida sobre a imunização; cobrou ação das autoridades quando incêndios tomaram conta do Pantanal, etc.

O brasileiro é o 4º mais valioso da equipe. Ele está avaliado no momento em 50 milhões de euros e entrou na lista dos 10 brasileiros com as vendas mais caras do futebol, na 8° posição - atrás do meia Fred do Manchester United, e tirando Éder Militão do top 10.

  • Rodrygo

Clube: Real Madrid

Idade: 21 anos

Altura: 1m74

Rodrygo Goes é uma pessoa predestinada ao sucesso. Com apenas 21 anos, o jogador brasileiro é um dos atacantes de um dos maiores clubes do mundo, o Real Madrid, e convive com os mesmos jogadores que o inspiraram, como Neymar, seu compatriota e companheiro de seleção.

Fruto das categorias de base do Santos, ele sempre se projetou em Neymar. E até superou o ídolo em alguns aspectos - por exemplo, ao se tornar o jogador mais jovem a assinar um contrato com a Nike, aos 11, dois anos antes de Neymar.

  • Vini Jr.

Clube: Real Madrid

Idade: 22 anos

Altura: 1m76

Vinícius Júnior é uma das principais promessas reveladas pelo futebol brasileiro nos últimos anos. Criado no Flamengo, o atacante ficou pouco tempo no clube rubro-negro e logo foi vendido para o Real Madrid por 45 milhões de euros (R$ 228 milhões em valores atuais).

Depois de passar um tempo no Real Madrid B, o jogador foi promovido ao elenco principal e hoje atua na elite do futebol espanhol, além de somar convocações para a seleção brasileira. Em alta no mercado da bola. Isso porque, no ano passado, Vini não apenas conquistou a Champions como marcou o gol do título e ainda foi eleito a revelação do campeonato.

Confira baixo o anúncio de Tite sobre os convocados para a Copa:

Compartilhe  

últimas notícias