Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil inicia a busca pelo hexa do Mundial de Futebol de Areia

O Brasil inicia, nesta sexta-feira, a sua caminhada em busca do hexacampeonato do Mundial de Futebol de Areia. A competição, que começa nesta quinta, será

BRASIL
BRASIL

Redação Publicado em 19/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h57


O Brasil inicia, nesta sexta-feira, a sua caminhada em busca do hexacampeonato do Mundial de Futebol de Areia. A competição, que começa nesta quinta, será realizada em Moscou, na Rússia, contando com a participação de 16 seleções. Campeão em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2017, o time verde-amarelo quer recuperar a hegemonia na modalidade, já que, nas últimas cinco edições da Copa do Mundo Fifa, o país foi campeão apenas uma vez.

– Não há dúvidas que o esporte evoluiu nos últimos anos. As equipes europeias contrataram jogadores e treinadores brasileiros, e isso é um dos fatores que ajudou na evolução das outras seleções. É importante para o esporte que outras seleções sejam campeãs mundiais, mas é importante também para o Brasil seguir evoluindo e aprendendo outras técnicas para a modalidade – disse o técnico da seleção brasileira, Gilberto Costa.

Cabeça de chave do grupo C, o Brasil enfrenta Suíça, El Salvador e Belarus na primeira fase. A estreia será contra os suíços nesta sexta, às 14h30. O segundo compromisso será contra El Salvador, no domingo, às 13h. Por fim, o Brasil encerra a sua participação na fase de grupos enfrentando os bielorrussos na terça, dia 24, às 14h30. Todos os jogos do time verde-amarelo terão transmissão da Globo e do SporTV. A final será no dia 29.

Dentre os 14 jogadores convocados por Gilberto Costa para o Mundial, oito participaram da conquista de 2017 em Nassau, nas Bahamas. São eles: Mão, Rafa Padilha, Catarino, Datinha, Filipe, Mauricinho, Rodrigo e Lucão. Aos 42 anos, o goleiro Mão é o atleta mais experiente do grupo. Este será o 11° Mundial do capixaba da cidade de Serra.

Brasil futebol de areia Mundial de Moscou — Foto: Divulgação/CBSB

Brasil futebol de areia Mundial de Moscou — Foto: Divulgação/CBSB

– Essa é mais uma Copa do Mundo que o Brasil chega forte. Vai ser um Mundial especial para mim e para todo o grupo e tenho certeza de que nós vamos buscar aquilo para o qual a gente está preparado, que é o título. Respeitamos todas as seleções que estão na Rússia, mas estamos motivados em buscar esse hexacampeonato – destacou o goleiro.

Além do Brasil, somente França, Rússia e Portugal conquistaram a Copa do Mundo Fifa. Os franceses, que sequer se classificaram para o Mundial deste ano, venceram a primeira edição do torneio em 2005. Já Rússia e Portugal somam dois títulos cada. Em 2019, a competição foi realizada no Paraguai, e os portugueses faturaram o caneco vencendo a Itália na final. O Brasil caiu nas quartas de final diante da Rússia, que ficou com o terceiro lugar.

O goleiro de Portugal, Elinton Andrade, na final do Mundial 2019 — Foto: Divulgação/FIFA

O goleiro de Portugal, Elinton Andrade, na final do Mundial 2019 — Foto: Divulgação/FIFA

Antes de a Fifa assumir a modalidade, foram realizados 10 Mundiais da Beach Soccer Worldwide (BSWW) de 1995 a 2004. Na antiga competição anual, foram nove títulos do Brasil e um de Portugal. A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1995, na Praia de Copacabana, no Rio, e a seleção canarinho fez 8 a 1 nos Estados Unidos na final. O time brasileiro contava com vários ídolos dos gramados dentre eles Júnior, Zico, Edinho e Cláudio Adão.

Os jogos do Brasil na primeira fase

Grupo C – Brasil, Belarus, El Salvador e Suíça
20/08 – 14h30 – Suíça x Brasil (Globo e SporTV)
22/08 – 13h – Brasil x El Salvador (Globo e SporTV)
23/08 – 14h30 – Brasil x Belarus (Globo e SporTV)

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias