Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia dos Animais

Dia Nacional dos Animais: saiba mais sobre a data e veja 7 ONGs para adotar o seu melhor amigo!

A data é comemorada anualmente no Brasil em todo 14 de março

O Dia Nacional dos Animais não é uma simples celebração para nossos pets. Na verdade, o dia 14 de março trabalha mais com o objetivo de estimular e conscientizar sobre os cuidados - Imagem: reprodução/Freepik
O Dia Nacional dos Animais não é uma simples celebração para nossos pets. Na verdade, o dia 14 de março trabalha mais com o objetivo de estimular e conscientizar sobre os cuidados - Imagem: reprodução/Freepik

Thais Bueno Publicado em 04/03/2023, às 07h59


O Dia Nacional dos Animais é uma data com a qual os brasileiros geralmente não têm muita familiaridade - muito provavelmente pelo fato dela não ser um feriado, momento que muitos utilizam para descansar.

É fato que, caso o país comemorasse a data da mesma maneira que celebra o Carnaval, por exemplo, a importância seria outra. 

O Dia Nacional dos Animais não é uma simples celebração para nossos pets. Na verdade, o dia 14 de março trabalha mais com o objetivo de estimular e conscientizar sobre os cuidados que devem ser tomados tanto com os animais domésticos quanto com os silvestres e exóticos.

O espaço que os pets ocupam na vida do brasileiro é gigante. Os animaizinhos, hoje, são praticamente um sinônimo de amor e carinho e muitos, inclusive, tratam-nos como se fossem verdadeiros filhos. Dessa forma, eles vem conquistando os lares do Brasil nos últimos anos.

De acordo com dados oficiais de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem quase 149 milhões de pets nas famílias brasileiras. Os cachorros ainda são os preferidos, mas os gatos têm conquistado cada vez mais fãs.

O Censo Pet ITB, realizado pelo Instituto Pet Brasil, ainda revelou que, no mesmo ano, a população de pets felinos foi a que registrou maior crescimento no país, com 6%. Até os cães ficaram atrás, com 4%.

Existem também pessoas que preferem criar peixes, roedores e até outras espécies mais exóticas, como répteis e anfíbios.

No Brasil, também existem outras datas em que os animais são lembrados: no dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Adoção, enquanto o Dia da Libertação Animal acontece em 18 de outubro.

Já no mundo todo, o Dia Mundial dos Animais é celebrado no dia 4 de outubro, em homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, que era considerado pela Igreja Católica como padroeiro dos animais.

O que fazer no Dia Nacional dos Animais?

Existem algumas atividades que podemos realizar no Dia Nacional dos Animais. A principal dela, é claro, é passar o dia com seu pet - seja dentro ou fora de casa, brincando ou fazendo algo que ele goste. Alimentá-lo com a comida favorita dele também é uma ótima opção!

Além disso, também podemos tomar atitudes que colaborem com a intenção da data: estimular e conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter com os animais de forma geral.

Fazer grupos de discussão sobre o assunto ou reunir alunos ou filhos para fazer desenhos dos animais que eles mais gostam pode ser muito interessante. Você também pode criar e distribuir folhetos que explicam qual a importância de denunciar casos de maus tratos aos animais para as autoridades responsáveis.

Por fim, você também pode reunir todos os pets de sua rua ou condomínio e organizar uma festa em conjunto com todos eles! Caso nenhuma sugestão tenha chamado sua atenção, uma tarde de filmes sobre animais também é uma opção!

Como denunciar maus-tratos contra os animais

De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato, pode-se entender: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

Vale mencionar que, em setembro de 2020, a pena para quem pratica atos violentos contra animais aumentou. A detenção passou a ser de dois a cinco anos, com multa e proibição de guarda.

Se você avistar ou perceber alguma situação em que um animal está sendo colocado em risco, não hesite em denunciar. Você pode ir até uma delegacia ou fazer a denúncia por telefone, ligando para a Polícia Militar no 190. Caso as vítimas sejam animais silvestres e/ou espécies exóticas, você deve chamar o Ibamaatravés do telefone 0800 061 8080.

Além disso, agora é uma obrigação dos responsáveis por estabelecimentos de atendimento veterinário no Estado de São Paulo realizar a denúncia de casos suspeitos de maus-tratos à animais. A Lei 17.640;/2023 foi sancionada no dia 18 de fevereiro pelo governador Tarcísio de Freitas e publicada no Diário Oficial.

Segundo a nova legislação, os veterinários terão a obrigação de acionar a Polícia Civil do Estado, podendo fazê-lo por meio da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), mostrando os sinais de maus-tratos que forem percebidos.

ONGs

Está procurando por um pet para alegrar sua vida e tornar-se seu melhor amigo? Existem diversas ONGs (Organizações Não Governamentais) em São Paulo nas quais você pode encontrá-lo!

É importante lembrar que a adoção de um animalzinho é tão segura quanto uma compra. Muitas dessas entidades resgatam bichinhos que estão passando necessidade nas ruas e cuidam deles de forma exemplar e o acolhimento deles por um tutor os deixa radiantes.

Dessa forma, pensando em você que quer adotar seu primeiro amigo, aumentar a família ou até mesmo só pensando na possibilidade e visitando locais pois se interessa pelo assunto, o Diário de São Paulo separou 7 ONGs!

Através de uma simples visita, você pode encontrar o seu melhor amigo e também realizar uma doação para ajudar a ONG a mantê-los fora das ruas e longe dos abusos. Confira!

1. Adote um Gatinho

A ONG Adote um Gatinho foi criada em janeiro do ano de 2003 por Susan Yamamoto e Juliana Bussab. Durante alguns anos, elas trabalharam sozinhas, cuidando dos gatinhos em suas casas, batalhando para conquistar doações e lares para eles.

As duas tiveram a ideia de se juntar para organizar a ideia da ONG quando se conheceram em um parque de São Paulo. As duas tinham se voluntariado para ajudar gatinhos que estavam no local. Nisso, notaram que tinham algo em comum: uma vontade muito forte de ajudar os animais abandonados.

Em 2006, então, um grupo de pessoas que estava acompanhando o trabalho de Susan e Juliana se ofereceu para ajudá-las e trabalhar como voluntários. Foi no ano seguinte que o “grupo Adote um Gatinho” se tornou, de fato, a ONG “Adote um Gatinho”.

As adoções são realizadas apenas para a cidade de São Paulo e para o ABC paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano).

Para mais detalhes, é só entrar em contato através do e-mail: [email protected] .

Caso queira saber mais, clique aqui para ser direcionado ao site da ONG. Lá, é possível ver os gatinhos que estão disponíveis para adoção!

Facebook: Adote um Gatinho

Instagram: @adoteumgatinho

2. Cão Sem Dono

A ONG Cão Sem Dono surgiu, de maneira informal, no ano de 2005, sendo registrada oficialmente apenas no ano de 2008.

De acordo com o próprio site da entidade, “ela nasceu de um grande sonho do seu atual presidente: tirar o maior número possível de animais das ruas, dar tratamento adequado e integrá-los a famílias que lhes deem amor, carinho e uma vida digna”.

Atualmente, a ONG mantém 2 abrigos (sendo que a sede fica em Itapecerica da Serra, São Paulo) com 450 animais que são constantemente tratados por veterinários e cuidados com o maior amor do mundo.

De forma geral, a entidade atua em toda a cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo (capital) e região metropolitana. Também possui forte atuação em Pouso Alegre (MG) e cidades da região sul de Minas Gerais.

Além disso, também podem trabalhar em outras localidades depois de realizar um estudo de viabilidade, que é feito por parte da equipe de especialistas que possuem.

Em suas próprias palavras: “A equipe é formada por Presidente, Diretores e 26 funcionários entre tratadores, veterinários, auxiliares de veterinária, equipe do Bazar, equipe de resgate e pessoal do escritório”.

Contato: [email protected]

Facebook: Cão sem Dono - Proteção Animal

Instagram: @caosemdono.oficial

Endereço da sede em São Paulo: R. Vitor Emanuel, 200 - Sacomã. Aberto de segunda à sexta das 09h00 às 18h00. Aos sábados, funciona das 09h00 até 13h00. Nos domingos, não abrem.​

Endereço da Sede no interior: Sede Cão Sem Dono - Estr. Borba Gato, 56 - Itaquaciara, Itapecerica da Serra - SP, 06876-100. Aberto todos os dias, das 10h00 às 17h00.

3. Amigos de São Francisco

A Amigos de São Francisco é uma ONG que abriga tanto cachorros quanto gatos. Foi fundada em 2012 com um único ideal: “O de lutar incansavelmente pelos que pouco podiam fazer para mudar seus tristes destinos de abandono, maus tratos e crueldade”.

A entidade resgata um número próximo a 300 animaizinhos por ano e tem uma história de sucesso - já são mais de 2000 bichinhos resgatados por eles que estão em lares definitivos. Também já fez parcerias com marcas muito famosas, como Nubank, Burger King, Pet Love, Zee Dog e Vivo.

Também é possível ver, no site da ONG, quais são os animaizinhos que estão disponíveis para adoção. Clique aqui para mais informações.

Contato: realizado através do próprio site.

Facebook: Amigos de São Francisco

Instagram: @amigosdesaofrancisco

Endereço: Rua Benedito Pinto Camargo, 645 - Paruru, Ibiúna - SP, 18150-000.

4. Ampara Animal

A ONG Ampara Animal foi criada no ano de 2010 por Juliana Camargo e Marcele Becker. Durante muito tempo, o objetivo da entidade era trabalhar em tirar cães e gatos abandonados ou vítimas de maus-tratos das ruas de São Paulo.

É possível realizar a adoção ou apadrinhamento de gatinhos e cachorrinhos. Também é possível ajudá-los com um lar temporário.

Contudo, a instituição também faz um trabalho um tanto diferente: eles não possuem recursos próprios, mas são especialistas em captar recursos e repassá-los para ONGs de animais e protetores em um modelo de rodízio.

Além disso, a entidade também atua na proteção dos animais silvestres. A AMPARA Silvestre foi inaugurada em 2016, focando na conservação de espécies e no bem-estar de animais condenados ao cativeiro.

No site, a descrição do projeto é a seguinte: “A AMPARA Silvestre luta para proteger a fauna brasileira, combatemos à exploração animal, tráfico e caça. Nossos projetos estão pautados na conservação, bem-estar e ações de reabilitação de animais. Atuamos no Pantanal, desde 2020 inicialmente com as ações emergências e hoje estamos trabalhando também em projetos para auxiliar na conservação e amparar a fauna pantaneira”.

A ONG promove alguns eventos em que as pessoas podem fazer doações de suprimentos. Também é possível realizar doações através do site, clicando aqui. Atualmente, a instituição consegue beneficiar mais de 10.000 animais por mês.

Eles também disponibilizam relatórios de atividades e transparência, os quais você pode conferir para confirmar o que de fato os profissionais do local fazem com as doações.

A AMPARA Animal também recebe ajuda de grandes marcas que apoiam o trabalho deles, como Carrefour, Latam, Pedigree, PicPay, Visa, entre outras.

Contato: [email protected]

Facebook: Ampara Animal

Instagram: @amparanimal

5. Projeto TAMAR

O Projeto Tamar não trabalha com adoções. Fundado em 1980, antes tinha o nome de Projeto Tartarugas Marinhas, a mudança foi realizada a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras ‘tartaruga marinha’.

Essa abreviação se tornou necessária pois, na prática, o espaço destinado para as inscrições nas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos era muito pequeno.

O principal objetivo da instituição é cuidar dos animais marinhos silvestres. Para alcançá-lo, o Projeto TAMAR oferece proteção para os locais onde as tartarugas colocam os ovos, além também de realizar atendimento veterinário às tartarugas que precisam de ajuda.

Um dos principais trabalhos realizados pela entidade é a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e do oceano. A ONG possui sedes que ficam nas principais praias do Brasil, como Ubatuba, em São Paulo, e Porto Seguro, na Bahia, e Aracaju, Sergipe.

Nessas regiões, o Projeto TAMAR mantém alguns centros de preservação e também aquários que podem ser visitados caso você esteja interessado em saber mais sobre o trabalho da entidade. Para mais informações, clique aqui.

Facebook: Projeto Tamar

Instagram: @projeto_tamar_oficial

Endereço Fundação Projeto Tamar em São Paulo: R. Antônio Atanázio, 273 - Jardim Paula Nobre, Ubatuba - SP, 11688-670

Horário de funcionamento: Aberto a semana inteira das 10h00 às 17h00, com exceção das quartas-feiras, em que o projeto fica fechado.

Preço dos ingressos - compre AQUI:

  • Inteira: R$ 30,00
  • Meia: R$ 15,00 (estudantes, professores e idosos com documentos de identificação)
  • Passaporte Família (1 casal e 2 filhos menores): R$ 73,00 
  • Crianças de até 5 anos não pagam.

6. Instituto Luisa Mell

O Instituto Luisa Mell surgiu no ano de 2015 e foi criado pela modelo Luisa Mell. Hoje, atua principalmente no resgate de animais feridos ou em situação de risco, recuperação e adoção. A ONG é localizada na região de Ribeirão Pires, município localizado na Região Metropolitana de São Paulo (SP).

Possui um abrigo com cerca de 300 animais, entre cães e gatos, todos resgatados das ruas. De acordo com palavras do próprio site, “eles são protegidos, alimentados e aguardam pela chance de serem adotados”.

Através do Instituto, você pode adotar ou apadrinhar gatinhos e cachorrinhos. Além disso, você também pode ajudar de outras formas, fazendo doações. Acesse o site e entre em contato com a entidade para saber mais informações sobre o processo de adoção.

Facebook: Instituto Luisa Mell

Instagram: @institutoluisamell

7. Vito e Carmela

A ONG Vito e Carmela é uma homenagem aos cães dos donos do projeto, dois bulldogs ingleses muito amados por eles. Inicialmente, os idealizadores começaram no ramo do petshop em 2017, comprando uma franquia americana.

No entanto, depois de um período de trabalho, eles decidiram parar com o que faziam e explicaram a decisão no site.

“Um dos pilares dessa franquia é a venda de filhotes com a promessa de que todos os canis da rede, para serem homologados, passam por uma vistoria com padrão americano. Vendemos filhotes de cães e gatos por alguns poucos meses até que percebemos que essa vistoria não era tão rigorosa quanto prometida e resolvemos não fazer parte desse comércio tão cruel”.

“Por uma questão de princípios e valores abrimos mão de toda a renda que a venda de filhotes gerava para o nosso negócio. Fomos contra tudo que essa franquia nos disse, viramos bandeira e resolvemos acreditar nos nossos corações e seguir nossos intuitos. Foi aí que nasceu o ponto fixo de adoção Vito e Carmela”.

Sendo assim, a ONG trabalha com a salvação dos animaizinhos da rua e disponibiliza gatinhos e cachorrinhos para adoção. Além disso, também funciona como pet shop, dando banho nos bichinhos.

Para mais informações, acesse o site clicando aqui.

Endereço: R. Fidalga, 417 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05432-070.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 09h00 às 20h00; sábados das 09h00 às 18h00 e fechado aos domingos.

Telefone para contato: (11) 2387-3031

Facebook: Vito e Carmela

Instagram: @vitoecarmela

Compartilhe  

últimas notícias