Diário de São Paulo
Siga-nos
DESMATAMENTO

Amado Batista acumula dívida milionária com o Ibama; motivo é lamentável

O advogado do cantor sertanejo garante que a propriedade “estaria de acordo com as normas legais”

Amado Batista acumula dívida milionária contra o Ibama; motivo é surpreendente - Imagem: Reprodução | YouTube
Amado Batista acumula dívida milionária contra o Ibama; motivo é surpreendente - Imagem: Reprodução | YouTube

Marina Roveda Publicado em 27/08/2022, às 09h25


O cantor sertanejo  Amado Batista está, há anos, envolvido em polêmica com a justiça e sob pressão do Ibama para quitar dívida milionária que vem se acumulando devido ao desmatamento ilegal.

Em 2014, Amado Batista foi procurado pelo Ibamaapós denúncias de que estaria desmatando em uma de suas fazendas localizada em Cocalinho, na divisa entre Mato Grosso e Goiás, onde mexe com pecuária e agronegócio, algo comum no mundo dos sertanejos. Segundo reportagem do The Intercept Brasil, a multa foi de 1,24 milhão de reais.

Em 2021 surgiu alguns boatos de que a fazenda batizada de “Sol Vermelho“, teria sido vendida por R$ 350 milhões para quitar a dívida milionária com o Ibama, oriunda das práticas ilegais na propriedade. Essa não é a única amarra da fazenda na Justiça, uma vez que já tinha sido alvo de uma ação criminal da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Mato Grosso  por “grave dano ambiental provocado nas áreas de preservação permanente e de reserva legal”.

Contudo, o advogado do cantor sertanejo garante que a propriedade “estaria de acordo com as normas legais”, mas não é isso que consta nos sistemas do Ibama, que busca por Amado Batista há anos para citá-lo no processo e receber a multa aplicada. Embora o cantor vire anos cumprindo sua agenda de shows com datas divulgadas publicamente em seu site oficial, a Justiça simplesmente não consegue localizá-lo.

A última movimentação que consta no Ibama sobre a multa  milionária é de que ele foi “notificado via edital para alegações finais”, ou seja, o órgão responsável sequer consegue convocá-lo para a audiência necessária.

Em contrapartida, o advogado negou tal dificuldade do órgão de encontrar o cantor sertanejo: “Ele tem endereço fixo na cidade de Goiânia, todas as notificações e intimações são enviadas normalmente. Desconheço qualquer tipo de dificuldade, até porque os endereços são públicos e o Poder Judiciário tem acesso a todos”.

Contudo, já completa quase uma década de luta na Justiça para a quitação da dívida do cantor sertanejo. Recentemente, o Movimento Country reuniu fotos e informações da fazenda que Amado Batista vendeu por R$ 350 milhões, motivo pelo qual o sertanejo acumula a dívida milionária com o Ibama. Embora corram boatos de que a venda tenha sido feita para quitar tal multa, não há notícias de que isso tenha acontecido.

Compartilhe  

últimas notícias