Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde sexual

Sexo: 3 tipos de alimentos que podem prejudicar a relação sexual

Você sabia que a alimentação pode fazer toda a diferença na 'hora H'?

Você sabia que a alimentação pode afetar a sua vida sexual? - Imagem: reprodução I Freepik
Você sabia que a alimentação pode afetar a sua vida sexual? - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 20/04/2023, às 16h06


Todos sabem que uma alimentação adequada pode melhorar a qualidade de vida de um ser humano. Mas, você sabia que afeta também a libido? Naqueles dias que você teve pouco desejo sexual e pensou ter mal desempenho na hora do sexo, um dos pontos que devem ser revistos são os alimentos consumidos. 

O nutricionista Lucas de Albú pontua que a alimentação interfere no ato sexual, podendo ter um efeito positivo e, também, o contrário. O profissional explica que determinados alimentos aumentam a produção de neurotransmissores e hormônios.

Estes, são os principais responsáveis por estarem relacionados à sensação de bem-estar e prazer, estimulando também a produção de testosterona, além de melhorar a circulação sanguínea. Entretanto, apesar de alguns alimentos serem aliados, outros, podem produzir um efeito contrário. 

A alimentação interfere diretamente na fertilidade, no desempenho sexual e na libido. Determinados alimentos atuam na produção de neurotransmissores e hormônios relacionados à sensação de bem-estar e prazer, além de influenciarem no bom funcionamento dos órgãos genitais", explica o nutricionista, que preparou uma lista para te ajudar! 

Outros fatores são apresentados pelo profissional, como fitoterápicos, que podem ajudar a vida sexual de um indivíduo, por exemplo, Maca peruana, Tribulus Terrestris, Ginseng e extratos secos. Ainda assim, Lucas ainda recomenda a alimentação equilibrada e atividade física regular. 

Alimentos que interferem positivamente na relação sexual:

  • Abacate: é um alimento rico em alidados na saúde, como potássio, vitamina B6 e gorduras monoinsaturadas. Inclusive, ajudam na saúde do coração e na boa circulação. Homens com doenças cardíacas, por exemplo, são duas vezes mais propensos a não conseguirem manter ereção na relação sexual.
  • Amendoim: alimento rico em vitaminas do complexo B, principalmente a B3 e a niacina, que aumentam a libido pela lubrificação das mucosas. Além disso, é altamente enérgetico, possui fontes de gorduras boas e argilina (aminoácido) que aumenta o óxido responsável por melhorar o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais (óxido nítrico). 
  • Frutos-do-mar: camarão, ostras, lagostas e lulas contém nutrientes como proteínas, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B e zinco, por exemplo, que estão relacionados também a produção de testosterona e disposição sexual. 
  • Chocolate (no mínimo 70% cacau): contém cafeína e derivados (teobromina, por exemplo), que estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor que causa sensação de prazer e dão mais ânimo para realizar sexo, além de aumentar a libido por causa da excitação do corpo. 
  • Melancia: rica em citrulina, que aumenta o óxido nítrico. A citrulina estimula a circulação sanguínea nas regiões genitais masculinas e femininas, proporcionando um relaxamento dos vasos que garantem bom desempenho sexual. É como um ''Viagra natural''. 
  • Mamão: rico em compostos que agem como hormônio feminino, o estrogênico. Então, aumenta a libido da mulher. 

Alimentos que interferem negativamente na relação sexual: 

  • Comida gordurosa: esses alimentos são de difícil digestão e causam acúmulo de gordura (aterosclerose) e outras substâncias nas artérias, o que obstruem o fluxo sanguíneo. Assim, com baixa circulação, não há, no pênis, uma ereção que possa trazer satisfação. 
  • Doces: são ricos em açucar que alteram a glicose no sangue, diminuindo o desejo sexual. O açucar refinado, em excesso, aumenta os níveis de ansiedade e depressão, o que causa dano a libido.
  • Enlatados: é rico em sódio e composto derivado de plantas (fitoestrogênio), que eleva a pressão arterial e diminui o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais caso consumido em excesso e, o outro, traz desequilíbrio hormonal. 
nutricionista-lucas-de-albu-alimentos-vida-sexual
Nutricionista Lucas de Albú. Imagem: reprodução I Divulgação 
Compartilhe  

últimas notícias