Diário de São Paulo
Siga-nos
COVID-19

Cientistas brasileiros descobrem como a COVID-19 se “esconde” do sistema imunológico

Nova pesquisa pode ser grande avanço no combate de doenças

Marcella Cardoso conduz experimentos com células de tecido pulmonar na Harvard Medical School - Imagem: Reprodução / Portal do Governo / Governo do Estado de São Paulo
Marcella Cardoso conduz experimentos com células de tecido pulmonar na Harvard Medical School - Imagem: Reprodução / Portal do Governo / Governo do Estado de São Paulo

Gabriela Thier Publicado em 15/06/2024, às 15h52


Um grupo de cientistas liderados por Wilfredo Garcia-Beltran e Julie Boucau, do Ragon Institute of Mass General, MIT e Harvard (EUA), identificaram uma proteína presente no Coronavírus que o ajuda a se “esconder” do sistema imunológico, assim, sendo capaz de permanecer mais tempo no corpo.

O estudo contou com instituições brasileiras e alemãs, tendo na primeira autoria Marcella Cardoso, pesquisadora brasileira de pós-doutorado da Harvard Medical School – Massachusetts General Hospital, em conjunto com Jordan Hartmann, da mesma instituição.

“Descobrimos que o SARS-CoV-2 consegue evitar a detecção pelo sistema imune quando diminui os vestígios que apontam para a presença do vírus dentro das células. Esse processo é realizado pela ação do vírus, que perturba certas proteínas na superfície de células infectadas e diminui a interação dos linfócitos com elas”, esclarece Marcella.

A cientista também explica, que a descoberta, além de nos ajudar a entender como o vírus age no corpo, pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos e maneiras de fortalecer o sistema imunológico, sendo o possível início de um grande avanço na ciência.

Compartilhe  

últimas notícias