Diário de São Paulo
Siga-nos
Prevenção

Estudo ensina a forma correta de usar protetor solar; entenda

Mesmo no inverno a proteção da pele ainda é importante

Mesmo no inverno a proteção da pele ainda é importante - Imagem: Reprodução / Freepik
Mesmo no inverno a proteção da pele ainda é importante - Imagem: Reprodução / Freepik

Gabriela Thier Publicado em 16/06/2024, às 14h59


Ainda existem muitas dúvidas quanto à proteção da pele contra o sol, isso junto do pensamento de que só precisamos usar protetor durante o verão, ou quando vamos à praia pode acabar sendo prejudicial a saúde do maior órgão do nosso corpo.

Cerca de 1,5 milhão de casos de câncer de pele são descobertos a cada ano, sendo 80% dos casos mais graves, os quadros de melanoma, causados por queimaduras solares e a tendência é que o número de casos siga crescendo, com uma estimativa de aumento de 50% até 2040.

Com isso, a melhor maneira de se prevenir é fazendo o uso do protetor solar, que impede que a radiação ultravioleta emitida pelo Sol danifique o DNA, as proteínas e outras moléculas encontradas nas células da pele, é o que explica o professor de medicina Richard Gallo, da Universidade da Califórnia (EUA) em entrevista BBC.

"Se a exposição for alta demais, a pele não consegue se proteger e você se queima (...) A orientação mais importante é usar protetor solar todos os dias entre abril e setembro [os meses de primavera e verão no Hemisfério Norte, onde mora o professor; o período corresponde aos meses de outubro a março no Brasil].", afirma o professor.

O ideal é estar com o produto aplicado quando os raios UV estão mais fortes, isto é, das 10h às 16h, prestando atenção ao Fator de Proteção Solar (FPS), que é o número presente na embalagem do produto, quanto maior mais proteção.

Compartilhe  

últimas notícias