Diário de São Paulo
Siga-nos

10 alimentos afrodisíacos e receitas para despertar a libido

Você sabia que alguns alimentos podem despertar o desejo sexual? Os chamados "afrodisíacos" são substância que elevam o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais e

ALIMENTOS
ALIMENTOS

Redação Publicado em 07/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h49


Você sabia que alguns alimentos podem despertar o desejo sexual? Os chamados “afrodisíacos” são substância que elevam o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais e aguçam propriamente alguns hormônios sexuais, em particular a testosterona. Por esse motivo, eles são capazes de dar um “tempero especial” na vida sexual. E sexo faz parte da vida, é uma atividade física importante para o bem-estar. No Dia do Sexo, comemorado neste 6 de setembro, o Eu Atleta conversou com a nutricionista Renata Buzzini, que elaborou uma lista com 10 alimentos afrodisíacos que podem apimentar a relação na data especial. Ela já adianta que os frutos do mar, em especial ostras e mexilhões, são campeões dentre os alimentos estimulantes. Além disso, a profissional ensina como preparar um menu, com entrada, prato principal, drink e sobremesa, ideal para o jantar na data comemorativa. Confira!

A nutricionista explica que os efeitos dos alimentos afrodisíacos no corpo são influenciados por um conjunto de fatores físicos, psicológicos e sociais.

— Nossa fantasia e imaginação são fatores que contribuem muito, pois o maior afrodisíaco que existe está em nossa mente. Afinal, a emoção que colocamos naquilo que planejamos, com certeza, influenciará o clima prazeroso da relação — afirma Renata.

A profissional reitera o fato de que cada organismo funciona de forma particular. Segundo Buzzini, em algumas pessoas, a ação de determinadas substâncias é intensa e imediata; já em outras, não. Devido a esse fator, ela indica experimentar vários alimentos afrodisíacos para constatar qual atua melhor no metabolismo de cada pessoa.

Além disso, de acordo com a nutricionista, a libido baixa pode ser associada à falta de vitaminas e alguns minerais, como vitamina E, zinco e selênio. Ela garante que ao acrescentar esses alimentos na rotina e, não apenas em um dia específico, eles trarão mais benefícios ao nosso corpo.

10 alimentos afrodisíacos

1. Chocolate (50 a 80% cacau)

Chocolates 50 a 80% cacau possuem propriedades estimulantes que provocam desejo sexual — Foto: Getty Images

Chocolates 50 a 80% cacau possuem propriedades estimulantes que provocam desejo sexual — Foto: Getty Images

O chocolate estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que tem várias funções sobre o sono e humor. O cacau, seu principal ingrediente, libera serotonina (substância que proporciona a sensação de prazer), a feniletilamina (promove o sentimento da atração), a teobromina (ativa o sistema nervoso) e, por fim, a alcaloide (um estimulante que provoca mais energia e libido). Todas essas substâncias proporcionam benefícios em prol do desejo sexual.

2. Abacate

O abacate é considerado um alimento afrodisíaco  — Foto: Pexels

O abacate é considerado um alimento afrodisíaco — Foto: Pexels

O abacate fornece vitamina B6, importante para ter energia e desejo sexual. Além disso, o alimento é uma grande fonte de ômega-3, que melhora o humor naturalmente. A fruta também é rica em ácido fólico (vitamina B9), que ajuda no metabolismo de proteínas, garantindo mais energia. Também aumenta a produção de hormônios masculinos e potássio, que aumentam a libido.

3. Morango

Rico em vitamina C e Potássio, o morango é um dos alimentos que integra a lista — Foto: iStock

Rico em vitamina C e Potássio, o morango é um dos alimentos que integra a lista — Foto: iStock

A cor intensa do morango e o formato carnudo da fruta já são boas referências para a questão. O aspecto vermelho da fruta libera a adrenalina do corpo, melhorando o fluxo sanguíneo e o aumento da lubrificação vaginal. A ação ocorre também porque o morango é rico em vitamina C e potássio.

4. Banana

A banana auxilia na circulação sanguínea, o que promove a vasodilatação — Foto: Divulgação/Getty Images

A banana auxilia na circulação sanguínea, o que promove a vasodilatação — Foto: Divulgação/Getty Images

Rica em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e na enzima bromeliade, a banana ajuda a aumentar a libido masculina. A ingestão da fruta contribui para a circulação sanguínea, promovendo a vasodilatação. O magnésio, presente na fruta, colabora para o homem manter a ereção. A banana também auxilia na produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade ou do bem-estar.

5. Aspargos

Aspargo com frutos do mar compõe prato afrodisíaco  — Foto: Freepik

Aspargo com frutos do mar compõe prato afrodisíaco — Foto: Freepik

O aspargo é rico em vitamina B3, que promove a vasodilatação, melhorando a circulação e a ereção do pênis. O alimento ainda contém magnésio, importante substância para a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar fundamental para a libido.

6. Ostras

Ostras  — Foto: Istock Getty Images

Ostras — Foto: Istock Getty Images

Ostras contêm zinco, fósforo e iodo, elementos que estão relacionados à produção de testosterona, hormônio decisivo na libido, podendo atuar ainda na lubrificação vaginal.

7. Amendoim

O amendoim está ligado ao aumento da libido  — Foto: Freepik

O amendoim está ligado ao aumento da libido — Foto: Freepik

O amendoim é um alimento altamente energético, com boa quantidade de vitamina B3 e niacina, que colabora para a vasodilatação sanguínea. Por isso, ele é relacionado ao aumento da libido, do apetite sexual e da lubrificação das mucosas. Além disso, o amendoim é fonte de argilina, um aminoácido que promove o óxido nítrico, que também contém vitamina E. Tais fatores fazem melhorar o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais, progredindo a libido.

8. Pimenta

A pimenta melhora a circulação sanguínea, aumenta a temperatura corporal e acelera a frequência cardíaca — Foto: Istock Getty Images

A pimenta melhora a circulação sanguínea, aumenta a temperatura corporal e acelera a frequência cardíaca — Foto: Istock Getty Images

Os efeitos provocados após a ingestão da pimenta causam reações fisiológicas no corpo, como elevação da frequência cardíaca e sanguínea e sudorese, muito semelhantes às sensações vivenciadas no ato sexual. Por esse motivo, a pimenta é considerada um alimento afrodisíaco.

9. Ginseng

Ginseng é uma planta medicinal  — Foto: Reprodução/ Internet

Ginseng é uma planta medicinal — Foto: Reprodução/ Internet

O alimento atua promovendo a ereção do pênis e o aumento do desejo sexual por meio da liberação de óxido nítrico (NO) e de guanosina monofosfato. O ginseng pode ser consumido em chá, em pó (misturado nas refeições) ou em forma de suplemento (cápsula). A planta pode ser encontrada em loja de produtos naturais.

10. Maca peruana

Maca Peruana apresenta propriedades ligadas ao aumento da capacidade sexual — Foto: Reprodução/ Internet

Maca Peruana apresenta propriedades ligadas ao aumento da capacidade sexual — Foto: Reprodução/ Internet

A maca peruana é um tubérculo que possui efeito energético e teria ainda um efeito estimulante, pois atuaria nas glândulas suprarrenais e no hipotálamo, aumentando dessa forma o desejo sexual. Promove aumento da função erétil e da satisfação sexual. O produto pode ser encontrado em loja de produtos naturais.

Cardápio e receitas para o Dia do Sexo

— Os frutos do mar são alimentos leves, importantes em um jantar romântico. Afinal, comida pesada e sedução não combinam muito — aponta a nutricionista Renata Buzzini.

Saiba como preparar um jantar afrodisíaco — Foto: Freepik

Saiba como preparar um jantar afrodisíaco — Foto: Freepik

Entrada

  • 1 porção de amendoim
  • Torradas com guacamole

Prato principal (Penne do Amor)

Ingredientes:

  • 200 gramas de penne tricolore
  • 200 gramas de camarão já limpo
  • 100 gramas de ostras
  • 6 aspargos
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim ou azeite
  • 12 tomates cerejas cortados ao meio
  • Folhas de manjericão
  • Pimenta dedo-de-moça a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o penne em água fervente, com sal, por cerca de 10 minutos ou até ficar “al dente”. Escorra e reserve;
  2. Enquanto o macarrão cozinha, escalde o camarão em uma panela com água fervente até ficar rosado. Escorra;
  3. Em uma frigideira antiaderente, coloque uma colher de sopa do óleo de gergelim ou de azeite, acrescente a pimenta-dedo-de-moça, os aspargos e, quando estiver al dente, adicione o camarão, tempere com sal e acrescente o tomate-cereja. Assim que o tomate murchar, desligue o fogo.

Montagem do prato:

  1. Coloque o macarrão no prato, enfeite ao redor com as ostras temperadas (a gosto, com sal, pimenta e limão) e ao centro acomode os camarões;
  2. Enfeite com as folhas de manjericão;
  3. Regue com o restante do azeite.

Drink sem álcool de frutas vermelhas e gengibre

Ingredientes:

  • Água tônica
  • Gelo
  • 1 colher de sobremesa de gengibre ralado
  • Frutas vermelhas (frescas ou congeladas)
  • Pimenta rosa

Modo de preparo:

  1. Misture tudo, menos o gelo, e deixe saborizar por 30 minutos na geladeira;
  2. Adicione o gelo quando for servir.

Sobremesa

  • Banana em rodelas com calda de chocolate rico em cacau. Polvilhado com amêndoas filetadas.

Fonte: Renata Buzzini, nutricionista especializada em Saúde da Mulher pela Faculdade de Saúde Pública (USP) e Especializada em Adolescência pelo Departamento de Especialidades Pediátricas da Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Atua em nutrição clínica, cardapioterapia, consultoria nutricional e na participação e elaboração de trabalhos científicos.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias