Brasil enfrenta grave crise de saúde com quase 4 mil mortes por dengue em 2024, segundo o Ministério da Saúde

Sabrina Oliveira Publicado em 18/06/2024, às 13h23
O Brasil enfrenta uma grave situação de saúde pública devido à dengue, com quase 4 mil mortes confirmadas e outras quase 3 mil em investigação, suspeitas de terem sido causadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os dados são do Ministério da Saúde, que também registrou quase 6 milhões de casos prováveis de dengue somente em 2024.
Até o momento, foram confirmadas 3.910 mortes pela doença, com mais 2.970 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência no Brasil é alarmante, com 2.939 casos para cada 100 mil habitantes.
Os jovens de 20 a 29 anos são os mais afetados pela dengue, seguidos pelas faixas etárias de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos. As faixas etárias com menor percentual de casos são bebês menores de um ano, idosos com 80 anos ou mais, e crianças de um a quatro anos.
São Paulo é o estado com o maior número de casos, com 1.813.282 registros, seguido por Minas Gerais, com 1.607.043 casos, e Paraná, com 614.713 casos. O Distrito Federal lidera o coeficiente de incidência, com 9.547 casos para cada 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (7.824) e Paraná (5.371).
Além da dengue, o Ministério da Saúde também registrou 121 mortes confirmadas por chikungunya e 139 óbitos em investigação, em um universo de 220.828 casos prováveis da doença. A chikungunya atinge coeficiente de incidência de 108,8 casos para cada 100 mil habitantes.
Por outro lado, a zika teve 8.466 casos prováveis registrados, sem mortes confirmadas ou em investigação. A doença também causada pelo Aedes aegypti atinge coeficiente de incidência de 4,2 casos por 100 mil habitantes no Brasil.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Investigação interna afasta hipótese de arrastão na Estação Luz do metrô de SP

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump