Diário de São Paulo
Siga-nos
Prefeitura de Guarulhos

Em evento da Unesco em Cuba, prefeito Guti apresenta destaques da Educação de Guarulhos; veja detalhes

O evento aconteceu nesta terça-feira (24)

O político apresentou para autoridades de outros países alguns programas de acesso à informação e métodos educativo-culturais de sucesso - Imagem: Divulgação
O político apresentou para autoridades de outros países alguns programas de acesso à informação e métodos educativo-culturais de sucesso - Imagem: Divulgação

Thais Bueno Publicado em 24/01/2023, às 19h20


Nesta terça-feira (24), o prefeito de Guarulhos (SP), Guti, esteve presente no IX Encontro Internacional de Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, evento promovido pela Unesco em Havana, capital de Cuba

Durante sua participação, o político apresentou para autoridades de outros países alguns programas de acesso à informação e métodos educativo-culturais de sucesso, utilizados no município para estimular não só hábitos de leitura, mas também o pensamento crítico.

Vale mencionar que a viagem não gerou nenhuma despesa aos cofres públicos.

De acordo com o time guarulhense, o foco, além dos objetivos já mencionados acima, é fazer com que outras cidades se sintam inspiradas e possam fazer o mesmo. Uma das diretrizes do projeto é a busca por acesso à informação, como um meio de potencializar o desenvolvimento socioeducacional.

"O Mais Futuro é um exemplo. Por meio dele oferecemos 200 cursos gratuitos a mais de 70 mil pessoas, que aprendem áreas diversificadas como esporte, línguas, lutas, gamificação, artes, jogos de tabuleiro e música", afirmou Guti.

Outro pilar importantíssimo é o encorajamento dos alunos, para que todos possam desenvolver o prazer pelo aprendizado e pela leitura. Por conta disso, as salas de aula municipais são instrumentadas e garantem o acesso a netbooks.

A inclusão é de suma importância para eles: também contam com equipamentos de tecnologia assistiva para alunos com deficiências físicas, motoras ou cognitivas, além de Wi-Fi, mais de 110 mil obras literárias, e, por fim, classes bilíngues para crianças surdas.

O município também oferece, todos os anos, 47 milhões de refeições e mais de mil toneladas de leite em pó para 121 mil estudantes. Isso porque, de acordo com estudos, uma alimentação balanceada e nutritiva faz parte do processo de aprendizado e afeta diretamente a frequência às aulas e a saúde dos estudantes.

No entanto, os projetos não ficam limitados às salas de aula. Durante a pandemia, em que as pessoas precisavam ficar em casa por conta do isolamento social, Guarulhos teve a oportunidade de consolidar uma política pública: o Saberes em Casa.

Através dela, foi possível garantir a continuidade ininterrupta dos estudos com diversos tipos de atividades, jogos e aulas transmitidas em vídeos no YouTube, biblioteca virtual e até em canal aberto na televisão.

Visando o futuro, a equipe guarulhense quer criar ainda mais projetos e aprimorar os já existentes. Eles têm preparado a estrutura e a legislação do município para a chegada da conexão 5G e a instalação de rede Wi-Fi em todas as linhas de ônibus municipais.

Além de tudo, também querem investir na instalação da fibra ótica para conectar prédios públicos da cidade. "Queremos municípios inteligentes para que a população viva bem, mais feliz e com qualidade de vida", finalizou Guti.

A experiência de sucesso de Guarulhos nas temáticas tem sido destaque em alguns painéis globais sobre inovação, comunicação e marketing. Isso já aconteceu no México, na Polônia, na Nigéria e no Fórum Internacional dos Municípios do Brics, no Rio de Janeiro. Viagens a esses locais também foram feitas sem gasto de dinheiro público.

Estados Unidos

Na próxima quarta-feira (25), Guti irá para os Estados Unidos - ele aproveitará a viagem a Cuba para ir até Orlando, no estado da Flórida, para participar da Brazilian Night, onde ganhará uma homenagem, juntamente com outros grandes nomes brasileiros que se destacaram em suas áreas de atuação. 

O time de basquete Orlando Magic sediará o evento, que tem como objetivo celebrar a comunidade brasileira local e, junto deles, os milhares de visitantes do país que visitam a região todos os anos.

Ainda no evento, acontecerá o jogo de basquete entre Orlando Magic e Indiana Pacers, pela NBA, a mais famosa liga de basquete do mundo. A cantora Claudia Leitte fará uma apresentação especial durante o intervalo da partida, que promete ser o grande destaque da noite.

Compartilhe  

últimas notícias