Diário de São Paulo
Siga-nos
Tecnologia e Inclusão

Prefeito de Guarulhos recebe prêmio internacional por sua gestão no setor de Educação

A premiação ocorreu na última segunda-feira (17), promovida pelo Imbrics

Guti, prefeito de Guarulhos, durante premiação da Imbrics para iniciativas de educação, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Imagem: divulgação
Guti, prefeito de Guarulhos, durante premiação da Imbrics para iniciativas de educação, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Imagem: divulgação

Mateus Omena Publicado em 18/10/2022, às 12h22


O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henrique Costa, conhecido como Guti (PSD), recebeu na última segunda-feira (17) um prêmio internacional pela gestão de políticas públicas para o setor de Educação. O evento aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da capital carioca.

A premiação foi feita pelo Fórum Internacional dos Municípios do Brics (Imbrics), grupo formado por países de mercado emergente do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O político foi apresentado como único gestor do estado de São Paulo a ser agraciado pela organização.

O propósito do Imbrics é promover uma espécie de ecossistema onde gestores possam apresentar projetos e iniciativas que impactaram positivamente a sociedade e sirvam de modelo para outras cidades e ações nos setores privados.

Em seu discurso, Guti destacou os mais de 200 cursos gratuitos do "Mais Futuro", um programa que voltado para 72 mil pessoas, divididas em 1,6 mil turmas, para que aprendam e se aperfeiçoem em áreas diversificadas de esporte, línguas, lutas, gamificação, artes, jogos de tabuleiro e música.

A iniciativa tem como um de seus principais braços o Estúdio 360, um espaço tecnológico para trazer novas possibilidades de educação. Em 2022, a gestão de Guarulhos também inaugurou seis salas de produções fonográficas com viés informativo, artístico e educacional em Centros Unificados de Educação (CEU).

“Artistas, produtores musicais e de podcasts podem utilizar toda a estrutura composta por tecnologias e aparelhos modernos de gravação com o apoio de um técnico de som”, explicou Guti.

Para o prefeito de Guarulhos, os impactos da acessibilidade a equipamentos culturais, educacionais e esportivos não se limitam à recreação.

Ele afirmou que o desenvolvimento criativo é um instrumento de transformação social e de qualidade de vida de crianças, jovens e adultos, que amplia horizontes, zela pela saúde física e mental, e gera o sentimento de conexão e cuidado entre o cidadão e o lugar que vive.

“Temos outros programas que compreendem o espaço educacional como muito mais do que a carga horária do estudante. Contamos com 23 espaços de leitura e diversos programas voltados ao incentivo desse hábito, bem como incentivamos a permanência dos educandos nas escolas por meio de atividades complementares promovidas pelo EducaCeu e EducaMais”.

Projetos ousados

Guti
Guti (PSD) em discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ).  Imagem: reprodução/Facebook.

A premiação do Imbrics levou em conta diversas ações de Guti no setor de educação, como a conclusão de 16 obras paralisadas em diferentes regiões de Guarulhos. Entre elas estão: 14 unidades escolares da rede municipal e quatro CEUs.

De acordo com a prefeitura, as chamadas “escolas de lata” foram substituídas por prédios novos com ampla área de lazer com espaço arborizado, sala de leitura, playground, quadras poliesportivas, entre outras melhorias para a população.

Também foram implementados projetos focados na inclusão de alunos com deficiências físicas, motoras, intelectuais ou cognitivas. O mais popular entre os educadores é o "TIX Letramento", um teclado multifuncional com recursos inteligentes que auxiliam no desenvolvimento dos alunos com deficiência de forma lúdica e interativa.

O planejamento inclusivo abrange também as escolas-polo municipais para crianças surdas em classes bilíngues e bebês surdos nas creches. Além disso, o município conta atualmente com 300 agentes de apoio à inclusão.

“São diversos avanços nas escolas, todos voltados à melhoria de vida das crianças”, declarou o prefeito em referência a uma série de fatores presentes na rotina dos estudantes, como a alimentação escolar nutritiva e balanceada que coloca Guarulhos entre as dez melhores cidades do Estado de São Paulo no quesito merenda escolar.

A prefeitura declarou que os alunos têm à disposição 280 novos laboratórios móveis com mais de 17 mil netbooks para uso no aprendizado e wi-fi em todas as unidades municipais.

Compartilhe  

últimas notícias