Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Mais Médicos: São Paulo lidera ranking de estados com mais vagas no edital

A informação foi divulgada nesta semana no Diário Oficial da União

São Paulo é o estado que possui o maior número de vagas reservadas através do Edital nº4 do programa Mais Médicos. A informação foi divulgada nesta semana no Diário Oficial da União - Imagem: reprodução/Freepik
São Paulo é o estado que possui o maior número de vagas reservadas através do Edital nº4 do programa Mais Médicos. A informação foi divulgada nesta semana no Diário Oficial da União - Imagem: reprodução/Freepik

Thais Bueno Publicado em 21/04/2023, às 17h13


São Paulo é o estado que possui o maior número de vagas reservadas através do Edital nº4 do programa Mais Médicos. A informação foi divulgada nesta semana no Diário Oficial da União e, conforme revelado pelo documento, SP tem 1.043 vagas, destinadas ao atendimento de 226 municípios.

O edital desta edição do Mais Médicos prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal (DF) no programa, além também de guardar 6.252 vagas para serem preenchidas em 2.074 municípios das outras 27 Unidades da Federação (UF).

A atuação dos profissionais da saúde através do programa terá duração de quatro anos e compreende, ainda, mil postos inéditos para a Amazônia Legal.

De acordo com informações do edital, todos os municípios integrantes do programa devem receber pelo menos um trabalhador da área. Só em São Paulo, 26 cidades terão dez postos, no mínimo. A capital paulista, por sua vez, é a lider do ranking, com 150 vagas. Campinas vem logo atrás, com 47.

A lista das regiões com mais de 20 vagas ainda é complementada por: municípios de Guarulhos e Osasco (34 vagas), Mauá (26), Guarujá e São José dos Campos (ambos com 22) e Jandira (21). 

O edital também indica que a Região Sudeste é a que possui o maior número de vagas do país, com 1.848 profissionais que serão distribuídos entre 497 municípios. A Região Norte ocupa a segunda posição, contando com 1.539 vagas para atuação em 294 cidades.

O Nordeste conta com 1.346 vagas para distribuição em 641 municípios. A Região Sul é a quarta da lista, possuindo 1.114 vagas para profissionais que trabalharão em 481 localidades. Por fim, a Centro-Oeste ficou com 405 vagas para 161 cidades.

Na divisão por estados, oito UFs deverão receber mais de 300 vagas do programa. O ranking ficou da seguinte forma: São Paulo (1.043), Pará (644), Rio Grande do Sul (552), Amazonas (478), Minas Gerais (402), Paraná (338), Ceará (330) e Bahia (303).

Já no recorte por municípios, Manaus está com o maior número de vagas, segundo o edital, com previsão de 256 profissionais da saúde. São Paulo está logo atrás, com 150. As outras oito cidades com mais vagas são: Boa Vista (RR-134), Fortaleza (CE- 91), Rio de Janeiro (RJ- 79), Porto Alegre (RS- 67), Belém (PA- 62), Brasília (DF- 52), Campinas (SP- 47) e Macapá (AP- 37).

Critérios do Mais Médicos

O Mais Médicos usou alguns critérios para definir as regiões que mais precisam do programa. Alguns deles foram: situação de vulnerabilidade social, maior dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acesso da população à saúde e a dificuldade de fornecimento de profissionais da área.

Somente neste edital, 47% das vagas foram para regiões de alta vulnerabilidade social, sendo que 1.118 postos foram mandados para municípios de extrema pobreza e 1.857 para abranger as categoria alta e muito alta de vulnerabilidade.

Além disso, outras 666 vagas (10,6%) terão como destino principal os municípios que estão no G100. Para quem não sabe, são as cidades que possuem mais de 100 mil habitantes, mas um baixo rendimento per capita.

Incentivos

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, 41% dos participantes do programa apresentam desistência para buscar capacitação e qualificação. 

Para reduzir este impacto, o programa traz mais oportunidades educacionais e de formação, como especialização ou mestrado de até quatro anos, além de benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem em regiões remotas e periferias.

Médicas

Com o objetivo de dar o devido apoio à continuidade das médicas mulheres no programa, o Mais Médicos dará uma compensação. Dessa forma, poderá atingir o mesmo valor da bolsa no período de licença maternidade, complementando assim o auxílio do INSS durante os seis meses.

Além disso, também será assegurada ua licença de pelo menos 20 dias aos participantes do Mais Médicos que tiverem um filho.

Mais Médicos

O Mais Médicos foi recuperado de maneira oficial no final do mês de março deste ano. Em evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que pretende contratar 28 mil profissionais para participar do programa, podendo garantir a 96 milhões de brasileiros a assistência adequada em saúde através do SUS, com foco principalmente nas periferias das grandes cidades em conjunto com as regiões do interior.

No total, em 2023, com o gasto de R$ 712 milhões, já foram chamados 15 mil profissionais para atender a população por meio do Mais Médicos, com destaque para a atenção primária, especialmente nas regiões afastadas.

Nísia Trindade, ministra da Saúde, afirmou: "Um dos mais importantes méritos do Mais Médicos é a prioridade para a formação no SUS, no trabalho das unidades básicas, pois é no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente".

Primeiro, serão priorizados os médicos que foram formados no Brasil. Se restarem vagas, poderão ser chamados brasileiros formados no exterior, depois, médicos que atuam no país mesmo com formação internacional e, por último, profissionais estrangeiros. 

"O novo Mais Médicos vem com um conjunto de medidas e vantagens para estimular médicos formados no Brasil a atuarem na atenção básica e se especializarem durante um período de atuação neste nível de atenção", disse Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

Compartilhe  

últimas notícias