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Ontex está perto de vender seus negócios no Brasil para a Flora, do grupo J&F

A companhia brasileira é considerada a favorita entre as concorrentes pela aquisição da fabricante de fraldas

Produtos da marca Ontex - Divulgação
Produtos da marca Ontex - Divulgação

Redação Publicado em 09/08/2022, às 16h08


A Ontex está perto de vender seus negócios no Brasil para a Flora, empresa nacional do grupo J&F Investimentos com foco nos setores de higiene e limpeza. A companhia belga já recebeu propostas da japonesa Daio Papers e da Drylock.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pela Pipeline, do jornal Valor Econômico. A publicação apontou que a Flora apresentou a maior proposta à Ontex, que adquiriu o negócio no país da rival local Hypera em 2017.

Até o momento, a Flora é considerada a favorita entre as outras companhias interessadas na aquisição da fabricante de fraldas belga, informou o jornal.

A negociação está sendo assessorada pelo Bank of America (BofA, na sigla em inglês) e envolve também as marcas de fraldas infantis Pompom, Cremer e Sapeka. Além do licenciamento da Turma da Mônica, linhas de xampu, condicionador, pomada e talco infantil e fraldas para adultos BigFral.

Se a Flora fechar acordo com a Ontex para a compra da companhia, ela poderá expandir seu portfólio de produtos de higiene, criando condições para crescer ainda mais no setor e se tornar uma “versão menor da P&G”. Contudo, o valor da oferta feita pela Flora não foi divulgado. 

A Ontex abriu as negociações para a venda há quase um ano. As propostas iniciais estavam em torno de R$ 500 milhões (US$ 97 milhões), no entanto, a companhia belga visava alcançar um valor próximo de R$ 650 milhões. 

Anteriormente, a companhia enfrentou um negócio conturbado com Ebitda (Lucros antes de juros, taxas, depreciação e amortização, na sigla em inglês) pressionado, que virou alvo de uma longa arbitragem contra a Hypera, no ano passado.

No final do processo, a Ontex saiu vitoriosa e recebeu de volta R$ 500 milhões, de R$ 1 bilhão que foram pagos pela aquisição no fim de 2017. Por isso são ativos que interessaram especificamente a estratégicos, que possam garantir às marcas maior eficiência em produção, distribuição e marketing.

A Flora conta com duas frentes de operação, que abrangem produtos de cuidados pessoais (marcas como Francis, Neutrox e Albany) e de cuidados com a casa e roupas (Minuano e Assim).

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