Diário de São Paulo
Siga-nos
Pandemia

Secretaria do Ministério da Saúde volta a recomendar uso de máscara por motivo importante

Foi divulgada uma nota técnica explicando a recomendação

Secretaria do Ministério da Saúde volta a recomendar uso de máscara por motivo importante - Imagem: reprodução Flickr
Secretaria do Ministério da Saúde volta a recomendar uso de máscara por motivo importante - Imagem: reprodução Flickr

Jessica Anjos Publicado em 13/11/2022, às 16h55


A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica no último sábado (12) voltando a recomendar, aos estados e municípios, o uso de máscara e a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou água e sabão.

A nota destaca que as medidas precisam ser seguidas principalmente "por indivíduos com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades)". 

O órgão também ressalta que a recomendação é essencial para pessoas que tiveram contato com casos confirmados de coronavírus e para aqueles que forem frequentar locais fechados e mal ventilados, com aglomeração ou serviços de saúde.

O motivo da nova orientação é o aumento de 34% no números de novos casos na última semana, de acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Os dados apontam que entre os dias 6 e 12 de novembro, o Brasil registrou mais de 61 mil novos casos de infecção por coronavírus. Nos 7 dias anteriores, de 30 de outubro a 5 de novembro, foram contabilizados cerca de 26 mil. 

O mais preocupante é que o número de mortes também aumentou, porém em um ritmo menor. Foram 312 óbitos na semana que terminou neste sábado (12), contra 251 da semana anterior. A alta foi de 24,3%.

Compartilhe  

últimas notícias