Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2022

POLÊMICA! Por que deputada do México quer declarar Lionel Messi 'persona non grata' no país?

María Clemente García já até fez a proposta na Câmara dos Deputados

O boxeador mexicano Canelo Álvarez já ameaçou Messi pela ação - Imagem: reprodução/Twitter @PortalMessi
O boxeador mexicano Canelo Álvarez já ameaçou Messi pela ação - Imagem: reprodução/Twitter @PortalMessi

Thais Bueno Publicado em 09/12/2022, às 12h20


Que Lionel Messi é um dos melhores jogadores de futebol do mundo todos já sabem.

Embora tenha sempre deixado claro sua postura humilde e respeitosa, o camisa 10 argentino vem sendo massacrado no México após um vídeo em que ele supostamente pisa em uma camiseta da seleção mexicana.

Na gravação, o astro comemora a vitória da Argentina sobre os mexicanos, que fez com que os hermanos se classificassem para a fase de mata-mata da Copa do Mundo de 2022.

Relembre:

Vários jogadores já defenderam Messi e explicaram que é de praxe que as camisas, tanto do próprio time como do adversário, sejam deixadas no chão do vestiário para facilitar a limpeza.

Contudo, isso não impediu que muitos mexicanos ficassem furiosos com o argentino, como foi o caso da deputada do partido governista Morena, María Clemente García, que propôs na Câmara dos Deputados do México que Messi seja declarado 'persona non grata' no país após a situação.

Vale mencionar que García é integrante do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), partido de Andrés Manuel López Obrador, presidente do México.

Esse vídeo causou tanta polêmica entre os mexicanos que fez com que o camisa 30 do PSG fosse até ameaçado pelo boxeador multicampeão Canelo Álvarez - "É melhor ele rezar para Deus que eu não o encontre", escreveu o lutador no Twitter.

Depois de não ter recebido o apoio que desejava e ver os depoimentos dos jogadores, Canelo percebeu seu erro e pediu desculpas.

A justificativa da deputada do México para declarar Lionel 'persona non grata' é a seguinte:

"[Messi] demonstrou não só um evidente desprezo, como também uma falta de respeito para com as cores que aludem ao que compõe o nosso lábaro pátrio, o que do ponto de vista soberano pode ser considerado uma conduta que constitui uma afronta à nossa identidade nacional".

María Clemente García é uma das primeiras deputadas trans na Câmara dos Deputados do México. Ela se juntou a sua colega Salma Luévano, também trans.

Até o momento da publicação desta matéria, nem a Secretaria de Relações Exteriores e nem o chanceler mexicano Marcelo Ebrard se pronunciaram sobre o assunto.

Vale lembrar que o México foi eliminado da Copa do Mundo de 2022 no Catar após perder para Polônia e Argentina.

O próximo jogo de Lionel Messi com a seleção, por sua vez, acontece nesta sexta-feira (9), às 16h00, contra a Holanda pelas quartas de final do torneio. Quem vencer pega Brasil ou Croácia na semifinal.

Compartilhe  

últimas notícias