María Clemente García já até fez a proposta na Câmara dos Deputados
Thais Bueno Publicado em 09/12/2022, às 12h20
Que Lionel Messi é um dos melhores jogadores de futebol do mundo todos já sabem.
Embora tenha sempre deixado claro sua postura humilde e respeitosa, o camisa 10 argentino vem sendo massacrado no México após um vídeo em que ele supostamente pisa em uma camiseta da seleção mexicana.
Na gravação, o astro comemora a vitória da Argentina sobre os mexicanos, que fez com que os hermanos se classificassem para a fase de mata-mata da Copa do Mundo de 2022.
Relembre:
A festa no balneário da Argentina após a importante vitória contra o México 🎶🇦🇷 pic.twitter.com/DHnupMLbc0
— B24 (@B24PT) November 26, 2022
Vários jogadores já defenderam Messi e explicaram que é de praxe que as camisas, tanto do próprio time como do adversário, sejam deixadas no chão do vestiário para facilitar a limpeza.
Contudo, isso não impediu que muitos mexicanos ficassem furiosos com o argentino, como foi o caso da deputada do partido governista Morena, María Clemente García, que propôs na Câmara dos Deputados do México que Messi seja declarado 'persona non grata' no país após a situação.
Vale mencionar que García é integrante do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), partido de Andrés Manuel López Obrador, presidente do México.
Esse vídeo causou tanta polêmica entre os mexicanos que fez com que o camisa 30 do PSG fosse até ameaçado pelo boxeador multicampeão Canelo Álvarez - "É melhor ele rezar para Deus que eu não o encontre", escreveu o lutador no Twitter.
Depois de não ter recebido o apoio que desejava e ver os depoimentos dos jogadores, Canelo percebeu seu erro e pediu desculpas.
A justificativa da deputada do México para declarar Lionel 'persona non grata' é a seguinte:
"[Messi] demonstrou não só um evidente desprezo, como também uma falta de respeito para com as cores que aludem ao que compõe o nosso lábaro pátrio, o que do ponto de vista soberano pode ser considerado uma conduta que constitui uma afronta à nossa identidade nacional".
María Clemente García é uma das primeiras deputadas trans na Câmara dos Deputados do México. Ela se juntou a sua colega Salma Luévano, também trans.
Até o momento da publicação desta matéria, nem a Secretaria de Relações Exteriores e nem o chanceler mexicano Marcelo Ebrard se pronunciaram sobre o assunto.
Vale lembrar que o México foi eliminado da Copa do Mundo de 2022 no Catar após perder para Polônia e Argentina.
O próximo jogo de Lionel Messi com a seleção, por sua vez, acontece nesta sexta-feira (9), às 16h00, contra a Holanda pelas quartas de final do torneio. Quem vencer pega Brasil ou Croácia na semifinal.
Leia também
Marylin Monroe usava para dormir apenas duas gotas de Chanel
Suposto vídeo de Mel Maia fazendo sexo com traficante cai na rede e atriz se manifesta
VÍDEO: pastor é flagrado fazendo sexo com menor de idade nos fundos de igreja
VÍDEO - Traficante se vinga de mulher infiel de forma aterrorizante
Empresários investigados por corrupção querem eleger Rosana Valle em Santos
Ator famoso é despejado, se recusa a sair e pede ajuda a Bolsonaro
Governo pede compensação milionária por crimes ambientais na Amazônia
Nota Fiscal Paulista libera R$ 46,5 milhões em créditos; veja quem tem direito
Casas de apostas que não pediram autorização ao Ministério da Fazenda terão atividades suspensas em outubro
ALÍVIO! Após 16 dias, São Paulo não registra nenhum novo foco de incêndio