Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

Saiba quem são as primeiras deputadas mulheres trans eleitas

A conquista é do povo brasileiro, e ainda mais para a população trans e travesti

Mulheres trans eleitas em 2022 - Imagem: reprodução I Instagram @hilton_erika @duda_salabert @lindabrasilaracaju @danielibalbi
Mulheres trans eleitas em 2022 - Imagem: reprodução I Instagram @hilton_erika @duda_salabert @lindabrasilaracaju @danielibalbi

Juliane Moreti Publicado em 04/10/2022, às 17h41


Neste último domingo (2), foram eleitas as primeiras mulheres trans que ocuparão os cargos na Câmara dos Deputadose as assembleias legislativas: deputadas federais Erika Hilton (PSOL- SP), Duda Salabert (PDT-MG), e as deputadas estaduais Linda Brasil (PSOL) e Dani Balbi (PCdoB).

Erika Hilton (PSOL-SP)

Erika Hilton. Imagem: reprodução I Instagram @hilton_erika

Em 2020, se tornou a primeira vereadora trans eleita pelos paulistanos.

Entre as suas atuações mais importantes, estão: presidente da Comissão Extraórdinária de Direitos Humanos e Cidadania, e presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Contra Pessoas Trans e Travestis.

Nas eleições de 2022, Erika, de 29 anos, foi a 17º deputada federal mais votada em todo o Brasil e atuará pelo estado de São Paulo. Em entrevista ao G1, ela falou sobre a importância do voto.

''Me sinto dando um grito de desespero daquelas e daqueles que sempre foram sub-representados, tratadas como cidadãs de segunda classe neste país e que agora retomam para tentar reconstruir a nossa cidadania e a nossa dignidade".

Duda Salabert (PDT-MG)

Duda Salabert. Imagem: reprodução I Instagram @duda_salabert

Em 2020, foi eleita a primeira vereadora trans em Belo Horizonte.

Em 2022, é a primeira deputada federal trans na história de Minas Gerais, com mais de 208 mil votos. Nas redes sociais, ela comemorou a vitória. 

''Sou a 1ª Trans eleita do Congresso Nacional! Sou a deputada federal mais votada da história de MG! Mesmo com ataques de setores da esquerda, ataques dos ciristas, ameaças de morte da ultra direita, vencemos!''

Linda Brasil (PSOL)

Linda Brasil. Imagem: reprodução I Instagram @lindabrasilaracaju

Em 2016 e 2018, disputou cargos eleitorais como vereadora e deputada estadual. Também foi a primeira vereadora trans de Aracaju.

Nas eleições de 2022, foi eleita a deputada estadual por Sergipe, com 28,704 votos. Em um vídeo publicado nas redes socias, ela também agradeceu aos eleitores.

''Gratidão a todos os 75 municípios que elegeram e fizeram história da primeira deputada trans a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe".

Dani Balbi (PCdoB)

Danieli Balbi. Imagem: reprodução I Instagram @danieli.balbi

Dani é professora e doutora em ciência da literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com mais de 65 mil votos, é a primeira parlamentar transecual a ocupar um cargo na Alerj. Suas propostas são voltadas a comunidade LGBTQIA+.

Compartilhe  

últimas notícias