Valor será destinado para a cobertura das despesas ocasionadas pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul nos últimos meses
William Oliveira Publicado em 01/10/2024, às 12h54
Na noite desta segunda-feira (30), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a transferência de R$ 20 milhões destinada aos clubes gaúchos, como medida para auxiliar na cobertura das despesas adicionais ocasionadas pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul nos últimos meses. As equipes foram forçadas a treinar e disputar jogos fora do estado devido aos danos causados pelas enchentes.
O valor beneficiará tanto os times da Série A do Campeonato Brasileiro – Grêmio, Internacional e Juventude – quanto aqueles das demais divisões nacionais e da segunda divisão do Campeonato Gaúcho. Apesar do anúncio, a CBF não especificou detalhadamente a metodologia de distribuição dos recursos, que serão prioritariamente utilizados para custear despesas logísticas, incluindo transporte e hospedagem.
As chuvas intensas resultaram na inundação de centros de treinamento e estádios, além de terem provocado o fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, o principal terminal aéreo do estado. Em consequência, as delegações dos clubes tiveram que recorrer a viagens de ônibus para competir em outros grandes centros urbanos durante as diversas fases do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
"A CBF reconhece a situação excepcional enfrentada pelos clubes do Rio Grande do Sul nesta temporada em virtude da tragédia ambiental sem precedente e decidiu disponibilizar essa verba para ajudá-los neste período após consultar o departamento jurídico e o departamento de governança e conformidade", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
O Internacional foi um dos clubes mais impactados, com a inundação do Estádio Beira-Rio, que só voltou a operar plenamente no final de agosto. Antes de retomar as partidas em seu estádio em julho, a equipe precisou mandar jogos em cidades como Barueri (SP), Criciúma (SC), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS).
O Grêmio, por sua vez, realizou treinamentos em São Paulo e Curitiba, além de ter disputado jogos em Cariacica (ES), Chapecó (SC) e Caxias do Sul (RS). A Arena Grêmio retomou suas atividades normais apenas em setembro.
A iniciativa foi recebida com gratidão pelos clubes afetados e pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman.
"Saímos daqui felizes e agradecendo imensamente o presidente e a CBF por todo apoio aos clubes do Rio Grande do Sul, não só os da Séries A, C e D do Brasileiro, como também aos do interior do Estado", afirmou Hocsman.
Leia também
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Picanha dispara 43% com avanço das queimadas, revela pesquisa
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
ATENÇÃO: Prazo para baixar ou atualizar o e-Título termina neste sábado (5)
Tudo que você precisa saber sobre as eleições municipais
Quadrilha armada invade condomínio de goleiro do Santos e rouba relógio avaliado em R$ 41 mil
Boulos exige prisão de Marçal por divulgação de laudo falso