Diário de São Paulo
Siga-nos
Turismo

O que muda? Entenda as novas regras e por que o México passa a exigir visto de brasileiros

A decisão do governo de López Obrador foi decretada na quarta-feira (3)

Anteriormente, os brasileiros podiam entrar no México apenas apresentando o passaporte - Imagem: Freepik
Anteriormente, os brasileiros podiam entrar no México apenas apresentando o passaporte - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 05/08/2022, às 13h32


O Governo do México anunciou recentemente que vai adotar medidas de restrições para a entrada de estrangeiros no país. Agora, os turistas precisarão de visto físico e essa regra se aplica também aos brasileiros, que até então estavam isentos destas regras de imigração.

Segundo as autoridades mexicanas, os brasileiros que pretendem visitar o país precisam regularizar sua situação. Por isso, eles podem solicitar o documento de entrada a partir do dia 18 de agosto.

A decisão foi decretada na quarta-feira (3) pelas Secretarias do Interior e de Relações Exteriores do governo mexicano.

Até então, era possível entrar no México para fins turísticos, comerciais e culturais com uma simples autorização eletrônica emitida através de um site.

Esse sistema eletrônico estava em vigor desde dezembro do ano passado. Antes disso, os brasileiros conseguiam entrar legalmente no país sem visto, apenas apresentando passaporte.

A justificativa oficial dada pelo governo mexicano em um comunicado é que a medida visa “fortalecer a migração segura, ordenada e regular e erradicar as campanhas de desinformação que lucram com os migrantes”.

Além disso, as autoridades também pretendem combater não apenas o tráfico de pessoas, como também outras atividades criminosas por meio da rigidez das normas de embarque.

Diversos passageiros com viagem marcada para o México têm ido às redes sociais das representações diplomáticas mexicanas para reclamar de falta de informação e apresentar suas preocupações com a possibilidade de perder a passagem aérea, após ser anunciado que brasileiros precisarão de visto para ingressar no país.

Na semana passada, os Estados Unidos informaram que 183 brasileiros (de um total de 224 pessoas, entre as quais havia outras nacionalidades) foram detidos ao tentar entrar ilegalmente pela cidade de Imperial Beach, no Estado da Califórnia.

De acordo com a BBC, os pedidos de vistos deverão ser feitos a partir do dia 18 de agosto e serão registrados no passaporte comum. Será necessário agendar um horário na embaixada ou nos consulados mexicanos para obter o selo de permissão.

O que os turistas devem fazer para viajar ao México a partir de 18 de agosto?

O governo mexicano recomenda que os brasileiros não comprem passagens aéreas ou qualquer serviço turístico no México antes de ter o visto físico estampado no passaporte.

Antes de tudo, o viajante deve agendar um horário para atendimento na Embaixada do México, em Brasília, ou nos consulados, no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Os agendamentos podem ser feitos através destesite.

“Com seu número de agendamento, vá ao consulado mexicano selecionado, portando a documentação solicitada e os requisitos listados nos sites da Embaixada e dos Consulados”, informou a embaixada mexicana.

São excluídos da necessidade de apresentar visto físico mexicano os brasileiros que possuírem visto válido e vigente ou comprovante de residência permanente no Canadá, nos Estados Unidos, no Japão, Reino Unido ou qualquer um dos países do Espaço Schengen da União Europeia.

Compartilhe  

últimas notícias