Diário de São Paulo
Siga-nos
Solidariedade

Neymar, Richarlison, Mbappé e outros apoiam Vini Jr após atacante ser vítima de racismo

O brasileiro sofreu preconceito racial novamente no último domingo (21)

Kaká, Carlo Ancelotti, Gianni Infantino (presidente da Fifa), Federico Valverde, Toni Kroos, Rafael Leão, Jadon Sancho, Antony, Achraf Hakimi, Rodrygo, Casemiro e Jules Koundé foram outras personalidades do futebol que também prestaram solidariedade a Vini - Imagem: reprodução/Twitter
Kaká, Carlo Ancelotti, Gianni Infantino (presidente da Fifa), Federico Valverde, Toni Kroos, Rafael Leão, Jadon Sancho, Antony, Achraf Hakimi, Rodrygo, Casemiro e Jules Koundé foram outras personalidades do futebol que também prestaram solidariedade a Vini - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 22/05/2023, às 19h21


No último domingo (21), o brasileiro Vinicius Junior foi vítima de racismo novamente.

No duelo da 35ª rodada de La Liga entre Real Madrid e Valencia, parte da torcida presente no estádio Mestalla, do time da casa, chamou o atacante de "macaco" diversas vezes. A partida, inclusive, foi interrompida naquele momento.

Vini até chegou a denunciar e apontar para o juiz um determinado torcedor atrás do gol que estava sendo racista.

Houve, ainda, mais uma confusão próximo aos 48 minutos do segundo tempo. O goleiro do Valencia ficou furioso com Vini e partiu para cima dele, sendo que os dois receberam cartão amarelo pela treta.

No meio do empurra-empurra, o atacante Hugo Duro ainda chegou a dar um mata-leão no ponta, segurando-o pelo pescoço. Para se soltar, Vini acabou dando uma cotovelada no rosto do adversário e foi expulso de campo pelo árbitro.

Assista:

Alguns jogadores e ex-atleta prestaram solidariedade ao preconceito racial sofrido pelo ponta brasileiro. Neymar, Mbappé, Richarlison e outros ídolos do futebol decidiram se posicionar contra o racismo sofrido por Vini.

"Estou contigo, Vini", escreveu o camisa 10 do PSG. "Você não está sozinho. Estamos com você e vamos te apoiar, Vinicius Junior", postou Mbappé em seu story do Instagram.

Richarlison, que é companheiro de Vini na seleção e joga atualmente pelo Tottenham, também se pronunciou sobre o caso.

"Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo... escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim. Tamo junto sempre", pontuou.

Ronaldo Fenômeno, que é um dos grandes ídolos do Real Madrid e que atualmente é dono do Cruzeiro, também se manifestou. Ele detonou a La Liga em sua declaração:

"Mais uma vez um episódio de racismo na LaLiga. Mais uma vez com o ViniJr. Até quando? Enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo. É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo. Basta. Vini, conte comigo na sua luta. Na nossa luta".

Rio Ferdinand, zagueiro histórico do Manchester United e hoje comentarista esportivo, fez uma publicação em suas redes sociais, na qual pediu união e reação de diferentes figuras do futebol em apoio a Vini Jr.

"Irmão, você precisa de proteção... quem está progetendo Vinicius Junior na Espanha? Ele recebe cartão vermelho depois de ser sufocado e sofrer racismo durante o jogo... P... Quantas vezes precisamos ver esse jovem rapaz sujeito a essa merda??? Eu vejo dor, eu vejo nojo, eu vejo ele precisando de ajuda... e as autoridades não fazem merda alguma para ajudá-lo. Pessoas precisam se unir e exigir mais das autoridades que regem o nosso jogo. Ninguém merece isso, mesmo se você mereça. Há a necessidade de ser uma abordagem unificada para isso, do contrário, vai ser jogado para baixo do tapete DE NOVO", postou.

O presidente da República Luis Inácio Lula da Silva (PT) também prestou sua solidariedade ao preconceito racial sofrido por Vini Jr. Em seu perfil oficial no Twitter, ele escreveu a seguinte mensagem:

"Queria fazer um gesto de solidariedade ao Vini Jr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol".

Kaká, Carlo Ancelotti, Gianni Infantino (presidente da Fifa), Federico Valverde, Toni Kroos, Rafael Leão, Jadon Sancho, Antony, Achraf Hakimi, Rodrygo, Casemiro e Jules Koundé foram outras personalidades do futebol que também prestaram solidariedade a Vini.

Compartilhe  

últimas notícias