Diário de São Paulo
Siga-nos
RACISMO

Técnico do Real Madrid se posiciona sobre ataques racistas sofridos por Vini Jr. em jogo

Carlo Ancelotti se pronunciou logo após a partida do último domingo (21)

Técnico do Real Madrid fala sobre ataques racistas sofridos por Vini Jr. - Imagem: reprodução Twitter
Técnico do Real Madrid fala sobre ataques racistas sofridos por Vini Jr. - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 22/05/2023, às 09h09


Os tristes episódios de racismo sofridos por Vinícius Jr. durante a derrota do Real Madrid para o Valencia no Estádio Mestalla neste domingo (21) causaram uma grande irritação em Carlo Ancelotti, que não poupou críticas à LaLiga.

Logo depois do jogo, o técnico italiano concedeu uma entrevista à Movistar, recusando-se a discutir o desempenho da equipe e enfocando todas as suas respostas nas ofensas sofridas pelo atacante brasileiro.

Ancelotti revelou que Vinicius Jr. queria abandonar o campo ao ser chamado de "macaco"por praticamente toda a torcida do Valencia, mas acabou permanecendo e, pouco tempo depois, foi expulso.

Com grande indignação, o treinador expressou sua frustração em relação à falta de ações por parte da LaLiga e enfatizou que a organizadora do Campeonato Espanhol precisa resolver esse problema.

"Quer falar de futebol? Ou de outra coisa? Eu não quero falar de futebol. Quero falar sobre o que aconteceu aqui, acho que é mais importante que uma derrota", iniciou Ancelotti.

"Não estou agressivo, estou muito calmo, e o que aconteceu hoje não pode acontecer. É muito evidente. Um estádio gritando 'macaco' a um jogador. Um treinador que precisa pensar em tirar este jogador por isso... Há algo ruim que acontece nesta liga", continuou.

"Ele não queria continuar. Depois, eu disse que não parecia justo ter que parar a partida. Porque não é sua culpa, você é a vítima. E ele seguiu jogando. Depois, deram um cartão vermelho sem sentido, porque não foi uma agressão. Dito isso, temos um problema. Eu não tenho, para mim, o Vinicius é o jogador mais importante do mundo. LaLiga tem um problema", detalhou o técnico.

Essa não foi a primeira vez que Vinicius Jr. foi alvo de racismo em partidas do Real Madrid na Espanha, mas, diferentemente das ocasiões anteriores, o atacante demonstrou total indignação e não deixou passar impune.

Ele chegou a apontar para um torcedor que o ofendia atrás de um dos gols e se envolveu em um tumulto com jogadores do Valencia.

Ancelotti defendeu o brasileiro e reiterou que a partida deveria ter sido interrompida e não continuar: "Neste episódio de racismo, para mim, a partida precisa parar. Não foi uma pessoa gritando 'macaco', como em muitos estádios. Foi o estádio insultando um jogador por racismo. A partida tinha que parar, e eu diria o mesmo se estivéssemos ganhando por 3 a 0. Não há outra maneira, porque a imagem é muito ruim".

"Ele está muito triste, irritado. É tristeza, tristeza. Isso não pode acontecer. A reação foi muito normal para um jogador que, como eu disse... Não há 'mas'. Não há. Um estádio proferiu insultos racistas. Um estádio inteiro. Vamos ver o que acontece. Estou muito curioso para ver o que acontece", desafiou Ancelotti.

"Nada vai acontecer. Normalmente, nada acontece. Porque aconteceu muitas vezes, em muitos estádios. E o que aconteceu? Nada. Não sei [o que quero aconteça]. Eles têm que avaliar bem a situação, é bastante grave", concluiu.

Compartilhe  

últimas notícias