O episódio aconteceu durante partida no último domingo (21)
Manoela Cardozo Publicado em 22/05/2023, às 08h44
Mais um episódio de racismo foi sofrido pelo jogador Vinícius Júnior durante o confronto entre Real Madrid e Valencia, no último domingo (21).
De acordo com informaçoes do Metrópoles, o jogador brasileiro foi hostilizado por torcedores do Valencia no estádio de Mestalla.
FUTEBOL: Vini Jr. chorando no campo enquanto é chamado de macaco pela torcida do Valência na partida da La Liga contra o Real Madrid, na Espanha. pic.twitter.com/Utjw8Qkqph
— Closer Brasil (@BrasilCloser) May 21, 2023
O atacante expressou sua indignação em um desabafo publicado em sua conta no Instagram, direcionado à La Liga.
O atleta destacou que sua expulsão foi um prêmio dado aos racistas e criticou duramente a competição. Pouco tempo depois, Vini Jr. compartilhou uma mensagem afirmando que o comportamento racista é normalizado dentro do campeonato, mas prometeu lutar incansavelmente contra os racistas.
"Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", escreveu.
Javier Tebas Medrano, presidente da La Liga e responsável pelo campeonato espanhol, criticou a publicação do jogador: "Já que os que deveriam te explicar o que é e o que a La Liga pode fazer nos casos de racismo, temos tentado explicar, mas você não compareceu a nenhuma das duas datas combinadas para isso que você mesmo solicitou. Antes de criticar e injuriar a La Liga, é necessário que se informe adequadamente. Não se deixe manipular e assegure-se de entender bem as competências de cada um e o trabalho que estamos fazendo juntos".
Ya que los que deberían no te explican qué es y qué puede hacer @LaLiga en los casos de racismo, hemos intentado explicártelo nosotros, pero no te has presentado a ninguna de las dos fechas acordadas que tú mismo solicitaste. Antes de criticar e injuriar a @LaLiga, es necesario… https://t.co/pLCIx1b6hSpic.twitter.com/eHvdd3vJcb
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) May 21, 2023
Vinícius Jr. não demorou e respondeu ao posicionamento do presidente da La Liga de forma direta: "Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da La Liga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa… Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove".
Leia também
Eleições do Santos FC: pesquisa revela que Rodrigo Marino é o preferido entre os sócios-torcedores
SURUBA? Vídeo vazado de sexo entre prefeito e 2 mulheres causa polêmica na web
Bruno Mars encanta fãs e reposta homenagem em crochê de admiradora brasileira
VÍDEO: Influenciadora é afastada de plataforma por causa de um reflexo; entenda o caso
Andressa Urach e ator pornô assinam “contrato” para oficializar namoro
Justin Timberlake fecha acordo e se declara culpado por dirigir sob efeito de álcool
Tati Machado tem crise de choro ao falar sobre seu pai no "Saia Justa"
Andressa Urach e ator pornô assinam “contrato” para oficializar namoro
Bruno Mars encanta fãs e reposta homenagem em crochê de admiradora brasileira
Trump afirma que não pretende participar de um segundo debate contra Kamala