Diário de São Paulo
Siga-nos
Diplomacia

Governo Lula avalia voltar a exigir visto para americanos; entenda

A medida reverte uma decisão tomada em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL)

Governo Lula avalia voltar a exigir visto para americanos; entenda - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial
Governo Lula avalia voltar a exigir visto para americanos; entenda - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial

Vitória Tedeschi Publicado em 17/02/2023, às 10h17


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda a volta do pedido de vistos para turistas americanos entrarem no Brasil. A medida reverte uma decisão tomada em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) que nunca foi retribuída pela Casa Branca aos brasileiros.

De acordo com o que foi apurado pelo colunista do BandNews TV Jamil Chade, o governo solicitou ao Itamaraty - ou Ministério das Relações Exteriores (MRE)- uma avaliação interna sobre o impacto que a medida teve para o fluxo de turistas no Brasil.

As primeiras indicações são de que o gesto de Bolsonaro teve um efeito mínimo na entrada de americanos no País em 2019 e a concessão não mudou de forma significativa a realidade do turismo no Brasil.

Jamil Chadeaponta que governo vai examinar se ainda faz sentido manter a concessão, principalmente diante da imposição americana de vistos aos brasileiros.

Além disso, o colunista destaca que, pensando na relação entre os países, tais gestos ocorrem de forma recíproca.

Países fecham acordos pelos quais seus nacionais podem circular entre os dois locais, respeitando as mesmas regras de vistos", diz.

A equipe de transição do governo Lula, que trabalhou sobre política externa nos últimos dois meses de 2022, propôs formalmente que o Brasil volte a exigir vistos de turistas para americanos, canadenses, australianos e japoneses.

O que é o visto?

O visto é uma autorização de entrada em um país que você solicita antes de embarcar no seu voo. De forma geral, o visto apresenta uma validade, território que a pessoa pode percorrer, atividades que pode exercer, duração de estadia no país e número de visitas.

Enfim, ele apresenta diversas informações referente as finalidades e regras para a permanência no país estrangeiro. Após o visto ser concedido, ele é carimbado ou anexado ao passaporte.

Caso você entre em um país sem um visto ou exerça uma atividade que não está autorizada, você torna-se um imigrante ilegal, podendo ser deportado a qualquer momento.

Tipos de visto:

Há diversos tipos de vistos que definem a característica da autorização da sua entrada no país. Veja abaixo os mais conhecidos.

  • Visto de turista – A pessoa que estiver com essa autorização pode fazer viagem ao país com fim turístico. Geralmente tem um período inferior a 6 meses;
  • Visto para estudos – Voltado para pessoas que desejam estudar no exterior. A duração varia é conforme o período do curso;
  • Visto de residência – Visto para pessoas que desejam ficar no país por um período igual ou superior a um ano;
  • Visto de estada temporária – Destinado para pessoas que permanece no país no período inferior a um ano;
  • Visto de trabalho temporário – Para pessoas que vão passar um determinado período trabalhando no exterior. Normalmente são promovidos por agências, como trabalho na Disney;
  • Visto de negócios – Inclui diversas atividades como pesquisa, trabalho voluntário, palestrante e empregado doméstico;
  • Visto para investidores – Nessa modalidade, a pessoa desembolsa US$ 500 mil para investir em uma empresa do país que deseja o visto. A finalidade do valor é ajudar a economia local.
Compartilhe  

últimas notícias