Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança pública

Segurança na folia: 9 dicas para evitar situações de perigo no Carnaval

Saiba o que levar e como evitar furtos, golpes e roubos durante a folia

Algumas situações, claro, podem ser evitadas se tomarmos certos cuidados mínimos, que não atrapalham a festa de ninguém - Imagem: reprodução/Freepik e Wikimedia
Algumas situações, claro, podem ser evitadas se tomarmos certos cuidados mínimos, que não atrapalham a festa de ninguém - Imagem: reprodução/Freepik e Wikimedia

Thais Bueno Publicado em 10/02/2023, às 14h43


Carnaval é um dos feriados mais esperados pelos brasileiros durante o início do ano.

Neste 2023, a celebração acontece entre os dias 20, 21 e 22 de fevereiro (os dias oficiais são as duas primeiras datas, enquanto a última será ponto facultativo - situação em que a empresa pode ou não liberar seus funcionários).

Antes, durante, e até mesmo depois do feriado, geralmente saímos para curtir a celebração em bloquinhos ou em locais que promovem festas de Carnaval. Por conta disso, estamos expostos a algumas situações de perigo.

Algumas delas, claro, podem ser evitadas se tomarmos certos cuidados mínimos, que não atrapalham a festa de ninguém - muito pelo contrário, só acabam tornando-a ainda mais segura para todos.

Dessa forma, o Diário de São Paulo separou 9 dicas de ouro para você conseguir aproveitar a folia com a maior segurança possível. Confira algumas delas:

1. Prefira o transporte público

Deixar o carro em casa pode ser uma medida que facilita a vida de todos que vão curtir o Carnaval.

Além de boa parte das ruas da cidade ficarem fechadas para a folia, é muito difícil encontrar um bom lugar para estacionar o veículo - deixar o carro em sua residência também evita o gasto com estacionamento e previne que você seja vítima de um furto ou roubo.

Usufruir do transporte público para chegar ao local onde você deseja ir é a melhor opção, seja por conta do custo benefício ou pela segurança. Os aplicativos de transporte também são uma opção caso seu grupo seja um pouco menor.

Por fim, a não utilização de um carro faz com que o perigo da direção alcoolizada também seja evitado. Lembre-se: se beber, não dirija!

Caso não seja possível deixar o seu carro em casa, pense em instalar um serviço de rastreamento veicular, para que você tenha certeza de que seu veículo estará seguro onde você precisar deixá-lo. Não deixe objetos de valor dentro do carro.

Não deixe também de olhar, com antecedência, o caminho que você fará para chegar ao local desejado - seja a pé, utilizando o transporte público ou o carro.

2. Evite ficar sozinho no meio do bloquinho

O Carnaval movimenta milhões de pessoas durante as datas de folia. A expectativa de movimento para esta celebração de 2023 é ainda maior, principalmente após a pandemia da COVID-19, que fez com que o brasileiro ficasse dois anos completos sem poder comemorar a festividade. 

Dessa forma, é bem provável que a grande parte dos blocos de rua fiquem lotados. Assim, caso vá a um bloquinho, uma festa ou até mesmo para a praia, evite ir sozinho. É mais seguro que você vá junto com amigos ou familiares, visto que um pode cuidar do outro e você não depende apenas de si mesmo. 

Caso precise ir ao banheiro ou precise ir buscar algo que fique longe de onde está o seu grupo, sempre avise ao menos uma das pessoas. Além disso, peça também para que alguém vá com você - se possível, segurem a mão um do outro para que não se percam.

Combine também algum meio de se comunicar com seu grupo caso alguém se perca.

3. Não aceite bebidas ou comidas de desconhecidos

Na época de Carnaval, o espírito da folia é contagiante e faz com que as pessoas se abram mais para as possibilidades a sua volta, se tornando mais generosas e também receptivas. Contudo, sempre pode existir alguém mal intencionado.

Por conta disso, para o seu próprio bem, é sempre importante continuar com a desconfiança em pessoas que você não conhece, mesmo que elas pareçam simpáticas. Isso porque existem abusadores e ladrões que utilizam de bebidas “batizadas” para aplicar golpes e até mesmo para abusar sexualmente das pessoas. É necessário estar sempre atento.

Assim, não aceite bebidas de pessoas que você não conhece ou que acabou de conhecer na festa. Prefira sempre as bebidas lacradas ou aquelas que você sabe de onde vieram. Essa é uma ação um tanto quanto simples que pode acabar salvando sua vida.

Não aceitando bebidas de desconhecidos, você não se coloca em risco e pode curtir o Carnaval em segurança.

4. Tome cuidado com trios elétricos ou qualquer coisa que envolva eletricidade

Durante o Carnaval, infelizmente é muito comum vermos algum incidente relacionado à eletricidade. Isso porque as redes elétricas podem oferecer muito perigo para as pessoas mais descuidadas. Para evitar situações que podem ser fatais, fique atento ao seu redor.

Tenha cuidado com os carros alegóricos em relação à rede elétrica. Existe a possibilidade de o veículo colidir com os cabos e consequentemente derrubar os postes, que podem cair sobre o veículo em si e também sobre as pessoas.

Dessa forma, duas dicas são essenciais: fique ligado na presença de redes elétricas por perto e tenha cuidado para não entrar em contato com os cabos elétricos, que podem estar energizados.

Caso queira subir em um trio elétrico, verifique previamente se os responsáveis por esses veículos ficaram atentos à altura do cabeamento de energia e das redes de comunicações, que ficam logo abaixo.

O contato acidental pode causar problemas em toda a estrutura e também acidentes aos foliões próximos do veículo. Se perceber um fio se aproximando, tente ficar o mais longe possível dele.

Também é desejável checar a estrutura do trio elétrico, mesmo de longe. Se por algum motivo ele demonstrar que pode não sustentar todo o peso e balançar demais, pense duas vezes antes de subir.

Evite trafegar sob a rede elétrica, tome cuidado com fios soltos e não solte fogos de artifício próximos à eletricidade. Também não suba em postes ou marquises: a rede de baixa tensão também é perigosa e pode causar acidentes se houver fios expostos.

5. Não leve objetos de valor - carregue apenas o necessário

No Carnaval de rua, é muito comum ter furtos e roubos. Por conta disso, a quinta dica presente nesta lista é: leve apenas o necessário e nada mais. Evite utilizar acessórios e objetos de luxo como relógios e óculos escuros caros, pulseiras e colares que possuem um grande valor.

Caso estes objetos sejam necessários para compor sua fantasia, prefira usar versões mais baratas, que não te darão prejuízo caso sejam furtados.

Não saia por aí carregando maços de dinheiro e tome cuidado com o cartão de crédito, principalmente com o golpe da aproximação - não dê mole para ninguém que venha para cima de você com uma maquininha.

Leve apenas os itens mais necessários: documento de identificação, dinheiro e celular são suficientes. Um elástico de cabelo também pode ser útil e lencinhos de papel também. No entanto, evite guardar qualquer um desses objetos em seus bolsos.

Duas opções são ótimas para esse tipo de situação: uma pochete, para quem deseja carregar mais coisas; ou uma doleira, para quem deseja realmente levar apenas o mínimo. Bolsas transpassadas também podem ser uma opção. Seja qual for a sua decisão, mantenha-a sempre junto ao seu corpo, em um lugar onde você possa vê-la.

Quando for tirar fotos, atender ou fazer uma ligação, enviar ou conferir mensagens, seja rápido, discreto e o mais eficiente possível. Evite ficar com o celular na mão - é comum acontecerem furtos quando há aglomeração de pessoas.

6. Preste bem atenção no ambiente em que você está

Sempre fique atento ao seu redor. Caso esteja curtindo a folia em um lugar aberto, procure ficar perto dos locais onde há mais policiamento e também próximo à ambulâncias em caso de emergência.

Se for aproveitar o Carnaval em um local fechado, assim que chegar, procure as saídas de emergência, para ter conhecimento das rotas de fuga caso alguma coisa venha a acontecer. Se possível, evite também espaços superlotados e lugares ermos ou escuros.

7. Tome cuidado com golpes

Nas festas de Carnaval, todo cuidado é pouco. Muitos golpes podem fazer com que a gente acabe saindo no prejuízo quando a intenção era apenas curtir o feriado.

Em primeiro lugar, se for comprar algo da rua, nunca entregue seu cartão para o vendedor inseri-lo na maquininha por você e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo.

Além disso, também não aceite realizar pagamentos caso o visor da maquininha esteja danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando; os vendedores podem tentar te enganar e fazer você pagar um valor muito maior do que o valor real do objeto de consumo.

Outro golpe muito comum é o da troca de cartões. Ele ocorre quando você realiza uma compra, o vendedor pega seu cartão, coloca na maquininha e na hora de devolver, troca por outro muito parecido

Por fim, se o vendedor disser que você precisa passar o cartão de novo depois da primeira vez, fique alerta e desconfie. Verifique o valor e se houve alguma cobrança diferente pelo aplicativo do seu banco.

Evite emprestar seus cartões de crédito para amigos e familiares e ative as notificações do seu aplicativo do banco para que possa notar rapidamente se houver alguma movimentação que você não reconheça.

Fique ligado também com esbarrões. Na maioria das vezes, são inofensivos; contudo, algumas pessoas podem fingir um para furtar seus pertences. Dessa forma, se perceber que alguém esbarrou em você várias vezes de propósito, cheque seus pertences e preste atenção aos seus arredores.

8. Denuncie qualquer tipo de violência

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), haverá delegacias móveis em pontos chaves de passagem de blocos. Roubo e furto podem ser registrados na delegacia eletrônica, assim como injúria e perdas (documentos, celulares e placa de veículos).

A polícia também irá ampliar o rol de crimes que podem ser registrados online. A nova lista incluirá a denúncia de preconceito, violência sexual, diversidade sexual, gênero e intolerância.

"Eles já estarão elencados lá e qualquer vítima que se sinta lesada vai poder elaborar o boletim de ocorrência com toda privacidade", disse o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, para o UOL.

9. Não anote senhas em lugares que podem ser expostos

A última dica presente nesta lista é algo que você pode fazer não só no Carnaval, mas também praticamente durante toda a vida: jamais deixe senha anotadas em lugares que podem ser expostos.

Isso facilita e muito a vida dos bandidos, especialmente para aqueles que querem extorquir as vítimas até o último centavo. Caso queira anotar suas senhas em algum lugar, reserve um papel pequeno e deixe-o em sua casa.

Não leve o papel em bolsas, mochilas, carteira e evite também anotá-las em seu celular, pois assim o criminoso tem acesso rápido e fácil a elas caso furte ou roube seu celular já desbloqueado.

Compartilhe  

últimas notícias