Diário de São Paulo
Siga-nos
Transporte público

Confira como garantir a gratuidade para idosos no transporte público em SP

O benefício entrará em vigor novamente a partir desta quarta-feira (01)

O benefício do transporte público gratuito para idosos de 60 a 64 anos voltará em vigor nesta quarta-feira (01), em São Paulo. - Imagem: reprodução I Freepik
O benefício do transporte público gratuito para idosos de 60 a 64 anos voltará em vigor nesta quarta-feira (01), em São Paulo. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 31/01/2023, às 15h08


Para os idosos de 60 a 64 anos, entrará em vigor a gratuidade no transporte públicoem São Paulo, a partir desta quarta-feira (01). O benefício, que tinha sido suspenso desde janeiro de 2021, ocorrerá por meio de cartões, como o Bilhete Único e TOP. 

A liberação acontece somente pelos bilhetes citados, que são utilizados apenas na região metropolitana do estado. Servem como uma comprovação, não tendo necessidade do passageiro apresentar documentos que revelem a sua idade em cada viagem realizada, conforme  descreve o portal G1.

Depois do cartão ser liberado, é preciso ativar a gratuidade, encostando o bilhete eletrônico nos validadores, que são os mesmos que realizam a recarga. Esse último processo pode ser feito nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade, em terminais e dentro dos ônibus intermunicipais da EMTU. 

Para fazer o pedido do Bilhete Único, é preciso seguir os passos disponibilizados no site da SPTrans, podendo ser online ou pessoalmente. Já o cartão TOP possui o aplicativo que permite, além da solicitação, um agendamento em um dos estabelecimentos do órgão.

Em dezembro do ano passado, Rodrigo Garcia (PSDB), então governador, sancionou o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de SP (Alesp). A ação, modificada por deputados estaduais, garante, novamente, a gratuidade no transporte para todos os idosos de 60 a 64 anos, antes retirada por João Dória (sem partido) e o prefeito Bruno Covas (PSDB).

Compartilhe  

últimas notícias