Diário de São Paulo
Siga-nos
ABC Paulista

Chefe de quadrilha de roubo a bancos é capturado pela polícia no ABC

Líder de facção do "novo cangaço" é preso pela polícia em São Bernardo do Campo

Chefe de quadrilha de roubo a bancos é capturado pela polícia no ABC - Imagem: Reprodução / EPTV
Chefe de quadrilha de roubo a bancos é capturado pela polícia no ABC - Imagem: Reprodução / EPTV

Sabrina Oliveira Publicado em 18/07/2024, às 09h46


A Polícia Civil de São Paulo prendeu na última terça-feira (16) um criminoso procurado pela Justiça da Bahia por tráfico de drogas e por ser uma das lideranças do "novo cangaço", uma modalidade de crime em que quadrilhas invadem cidades do interior para roubar agências bancárias. O suspeito foi capturado em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, após uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Os agentes da polícia receberam informações precisas sobre a localização do criminoso, identificaram o apartamento onde ele estava escondido e cercaram o local para impedir qualquer tentativa de fuga. Assim que o cerco foi concluído, o suspeito foi preso e levado para a sede da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos, onde o caso foi formalmente registrado.

O homem fazia parte de uma quadrilha altamente organizada e especializada em roubos a instituições financeiras. Os membros dessa quadrilha atuavam em diversos estados do Brasil, invadindo cidades pequenas e atacando órgãos de segurança pública para explodir agências bancárias e roubar grandes quantias de dinheiro. Essa modalidade de crime, conhecida como "novo cangaço", é caracterizada pela violência e pela intimidação das comunidades locais.

Segundo o Deic, o suspeito também tem um irmão que foi detido e condenado a mais de 50 anos de prisão por envolvimento em crimes semelhantes. Um dos crimes notórios cometidos pelo grupo aconteceu em 2018, na Chapada Diamantina, uma região turística da Bahia, onde a quadrilha realizou um assalto audacioso que chamou a atenção das autoridades de segurança pública em todo o país.

Compartilhe  

últimas notícias