Diário de São Paulo
Siga-nos
FRAUDE

Novo golpe do cartão de crédito nas compras por aproximação; saiba como se proteger

O método foi criado por grupo de hackers brasileiros

Nova fraude do cartão de crédito em compras por aproximação - Imagem: reprodução Twitter @andreczero
Nova fraude do cartão de crédito em compras por aproximação - Imagem: reprodução Twitter @andreczero

Manoela Cardozo Publicado em 01/02/2023, às 08h52


A empresa Kaspersky alertou a população para um novo tipo de golpe que envolve o pagamento por aproximação com cartões de crédito, criado por Prilex, um grupo de brasileiros hackers — pessoas especialistas em sistemas de informação, sua atuação pode resultar tanto em consequências positivas, como negativas.

Segundo informações do Infomoney, o principal objetivo do golpe é bloquear transações com pagamento por aproximação e, desta forma, obrigar o cliente a inserir o cartão na maquininha, para finalmente, roubarem os dados fornecidos.

"Os pagamentos por aproximação fazem parte de nossa rotina, e as estatísticas mostram que o segmento de varejo lidera a lista com uma participação superior a 59% da receita global de pagamentos contactless [sem contato] em 2021. Essas transações são extremamente convenientes e especialmente seguras", explicou o chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky na América Latina, Fabio Assolini.

Como se proteger?

  • Utilizar uma solução com várias camadas, oferecendo uma seleção de tecnologias de proteção e garantindo o maior nível de segurança para dispositivos;
  • Sempre proteger sistemas antigos com uma segurança atualizada;
  • Instalar uma solução de segurança que proteja os dispositivos de diversos tipos de ataque;
Compartilhe  

últimas notícias