Diário de São Paulo
Siga-nos
Eita!

Ídolo do São Paulo, Lugano acredita que a Copa do Mundo foi 'roubada' para a Argentina

O ex-zagueiro concedeu entrevista recente para um programa esportivo

O torneio foi marcado por diversos momentos: a eliminação do Brasil para a Croácia, Marrocos chegando na semifinal pela primeira vez em sua história, a Alemanha caindo na fase de grupos e a Argentina saindo campeã - Imagem: reprodução/Twitter
O torneio foi marcado por diversos momentos: a eliminação do Brasil para a Croácia, Marrocos chegando na semifinal pela primeira vez em sua história, a Alemanha caindo na fase de grupos e a Argentina saindo campeã - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 17/05/2023, às 19h20


No fim do ano passado, ocorreu a Copa do Mundo de 2022 no Catar, um dos maiores eventos esportivos do planeta.

O torneio foi marcado por diversos momentos: a eliminação do Brasil para a Croácia, Marrocos chegando na semifinal pela primeira vez em sua história, a Alemanha caindo na fase de grupos e a Argentina, capitaneada por Lionel Messi, saindo campeã da edição e conquistando seu terceiro título mundial.

Para quem não se lembra, os argentinos venceram a grande decisão contra a França nos pênaltis, após um empate em 3x3 nos 120 minutos de bola rolando. Coman e Tchouaméni desperdiçaram suas cobranças e a albiceleste garantiu a taça da Copa do Mundo após 36 anos sem vencê-la.

No entanto, embora a grande maioria dos atletas tenha gostado de ver Messi levantando o troféu que faltava em sua carreira, alguns não ficaram muito felizes com a conquista argentina. Isso porque alegam que a Copa teria sido 'roubada' para que a seleção sul-americana a conquistasse.

Vale lembrar que as pessoas dizem isso pois os árbitros marcaram pênaltis para o time treinado por Lionel Scaloni em quase todas as partidas - com exceção do duelo contra o México na fase de grupos e contra a Austrália nas oitavas de final.

O zagueiro Diego Lugano, ídolo do São Paulo e da seleção uruguaia, é um dos que concordam com a opinião de que a Copa do Mundo teria sido esquematizada para que a Argentina de Messi saísse campeã.

De acordo com ele, dos cinco pênaltis marcados a favor da equipe sul-americana, quatro foram equivocados.

"Ajudaram a Argentina a ser campeã mundial. Não há dúvidas de que eles lhe deram uma mão amiga. Tiveram os seus méritos, mas dos cinco pênaltis que deram, quatro não foram", afirmou o ex-defensor em entrevista recente para um programa esportivo de nome 'Fútbol por Carve'.

Lugano ainda conseguiu espaço para criticar o VAR. O ex-atleta disse que o árbitro de vídeo traz mais dúvidas do que justiça ao futebol.

Além disso, ainda pontuou que o sistema possui um poder 'excessivo' em relação aos juízes de campo - ou seja, se o árbitro é chamado pelo VAR, as chances da marcação de um pênalti, por exemplo, aumentam.

"(O VAR) obriga o juiz a intervir em jogadas estúpidas e inconsequente. Eles não entendem o que é um contato", explicou.

Vale mencionar também que, na Copa do Mundo de 2022 no Catar, a Argentina quebrou o recorde de maior número de pênaltis em uma só edição, ultrapassando Portugal (1966) e Holanda (1978), que possuem quatro cada.

Compartilhe  

últimas notícias