Diário de São Paulo
Siga-nos
Futebol

Após Copa do Mundo, Fifa estuda mudar regra em disputa de pênaltis; entenda

As informações recentes são de um jornal britânico

A Fifa e o International Board analisam fazer uma mudança nas regras das cobrança das penalidades máximas - Imagem: reprodução/Twitter @PortalDiarioAR
A Fifa e o International Board analisam fazer uma mudança nas regras das cobrança das penalidades máximas - Imagem: reprodução/Twitter @PortalDiarioAR

Thais Bueno Publicado em 29/01/2023, às 13h21


A Copa do Mundo de 2022 no Catar foi um marco no futebol mundial de várias maneiras.

O primeiro título de Lionel Messi no torneio - após derrota na final em 2014 para a Alemanha -, a dura e surpreendente eliminação do Brasil para a Croácia, Marrocos fazendo história e sendo a primeira seleção africana a avançar para uma semifinal de Copa, e vários outros momentos marcantes.

Contudo, um outro fator que chamou muito a atenção das pessoas que assistiram aos jogos do torneio foram as atuações de Emiliano Martínez, goleiro da Argentina. O arqueiro foi um dos grandes protagonistas dos hermanos durante o mundial ao lado de Lionel Messi.

Além de ter feito diversas defesas impressionantes - como na cobrança de falta contra o México, nas oitavas contra a Austrália e na grande final contra a França, fazendo uma defesa de futsal no último minuto da prorrogação -, Dibu brilhou nas cobranças de pênaltis.

É justamente por causa do goleiro argentino que a Fifa e o International Board analisam fazer uma mudança nas regras das cobrança das penalidades máximas.

Segundo informações do jornal The Sun, as entidades desejam impedir que os goleiros interfiram e façam os tais dos "jogo mentais" diante dos cobradores de pênaltis antes das batidas.

Para quem não se lembra, antes de cada cobrança, Martínez ficava provocando os adversários e fazia duelos psicológicos com os batedores. Dessa forma, o arqueiro ficaria limitado a apenas escolher um lado para cair nas cobranças.

Além de Dibu, alguns goleiros também acabariam sofrendo com a nova regra. É o caso do australiano Andrew Redmayne, o holandês Andries Noppert e o espanhol Kepa, do Chelsea.

Conforme revelado pelo periódico britânico, a medida será tratada em breve e poderá ser oficializada nos próximos meses.

A principal causa apontada pelo veículo foi, de fato, as atuações polêmicas de Martínez nos pênaltis contra a Holanda, nas quartas de final (Emiliano pegou dois pênaltis) e na final contra a França, em que a Argentina saiu campeã com o arqueiro pegando a cobrança de Coman.

Dias depois da final da Copa, o goleiro explicou o jogo que fez com Tchouaméni, volante francês, que fez com que ele chutasse o pênalti para fora.

"É uma coisa que me vem no momento, sei que nos pênaltis fico forte, sei que me respeitam porque os jogadores rivais me falaram. Quando defendo o primeiro pênalti em uma final de mundial, sei que o outro menino ia ficar muito nervoso, tentei jogar com ele mentalmente jogando a bola fora, conversando com ele... E ele chutou para fora".

Vale mencionar que o guarda-redes da Argentina já tinha utilizado a tática dos jogos mentais para desestabilizar o adversário contra a Colômbia, na semifinal da Copa América de 2021 - os hermanos também saíram campeões na época.

Compartilhe  

últimas notícias