Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

'Raio-X' da entrevista de Lula ao Jornal Nacional: veja o que é verdade ou mentira

O candidato do PT à Presidência da República foi o terceiro entrevistado na série conduzida por William Bonner e Renata Vasconcellos

'Raio-X' da entrevista de Lula ao Jornal Nacional: veja o que é verdade ou mentira - Imagem: reprodução TV Globo
'Raio-X' da entrevista de Lula ao Jornal Nacional: veja o que é verdade ou mentira - Imagem: reprodução TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 26/08/2022, às 14h16


Na noite da última quinta-feira (25), o Jornal Nacionalrealizou a terceira entrevista da série de entrevistas com candidatos à Presidência da República, que já recebeu Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT).

Desta vez, o entrevistado foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A série de entrevistas terá ainda nesta sexta-feira (26) Simone Tebet (MDB).

Confira abaixo um 'raio-x' com as verdades e mentiras presentes no discurso de Lula:

[Foi no meu governo que] Criamos a Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) para cuidar de movimentações financeiras atípicas”

A declaração é mentirosa. O Coaf foi criado pela Lei 9.613, de 1998, cinco anos antes do início do primeiro mandato de Lula.

O órgão tem por missão produzir inteligência financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.

MST é o maior produtor de arroz orgânico do Brasil”

A declaração é verdadeira, realmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem a maior área plantada de arroz orgânico da América Latina em seus assentamentos. A produção era estimada em 12 mil toneladas em 2021.

[Foi no meu governo que] A gente criou (...) a lei contra a lavagem de dinheiro"

A declaração é mentirosa. A lei que criou a figura jurídica da lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613 de 1998) foi sancionada em março de 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso - portanto, 4 anos antes de Lula assumir a presidência.

Em 2012, depois de Lula deixar a presidência, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma revisão dessa legislação com a Lei nº 12.683 de 2012.

Eu escolhi [o Procurador-Geral da República] da lista tríplice”

A declaração é verdadeira, já que a lista tríplice que indica os candidatos ao cargo de Procurador-Geral da República é votada pela Associação Nacional dos Procuradores da República,sendo o presidente não obrigado a escolher um dos nomes da lista para o cargo.

Nas quatro indicações à PGR que o ex-presidente Lula fez nos dois mandatos, o indicado foi o mais votado da lista tríplice. Em 2003, Lula indicou Cláudio Lemos Fonteles, que havia sido o mais votado.

Foi no meu governo que a gente criou o Portal da Transparência”

A declaração é verdadeira, isso porque o Portal da Transparência foi lançado em 2004 pela Controladoria-Geral da União (CGU),durante o primeiro mandato de Lula.

O site é a principal ferramenta de divulgação de dados públicos da administração federal.

Compartilhe