Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

'Raio-X' da entrevista de Ciro Gomes ao Jornal Nacional: veja o que é verdade ou mentira

O candidato do PDT à Presidência da República foi o segundo entrevistado na série conduzida por William Bonner e Renata Vasconcellos

'Raio-X' da entrevista de Ciro Gomes ao Jornal Nacional: veja o que é verdade ou mentira - Imagem: reprodução TV Globo
'Raio-X' da entrevista de Ciro Gomes ao Jornal Nacional: veja o que é verdade ou mentira - Imagem: reprodução TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 24/08/2022, às 15h00


Na noite da última terça-feira (23), o Jornal Nacional deu continuação a série de entrevistas com candidatos à Presidência da República, que já recebeu Jair Bolsonaro (PL),e desta vez, o entrevistado foi Ciro Gomes (PDT).

A série de entrevistas terá ainda nesta semana: Lula, na quinta-feira (25); e Simone Tebet, na sexta (26).

Confira abaixo um 'raio-x' com as verdades e mentiras presentes no discurso de Ciro Gomes:

Você, indeciso, sabe quantos [são] vocês? Mais da metade da população.”

A declaração é mentirosa, pois segundo a última pesquisa Ipec (ex-Ibope), divulgada em 15 de agosto, o número de indecisos era de 7% do total, no primeiro turno estimulado — quando são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A mesma pesquisa apontou que 77% dos eleitores estavam totalmente decididos sobre o voto para presidente em 2022. Ou seja, 7 a cada 10 eleitores já tem voto definido.

O Brasil, meu irmão, tem 3% da população do mundo. E no Brasil morreram 11 de cada 100 pessoas que morreram no mundo na pandemia.”

A declaração é verdadeira, já que de acordo com a Worldmeters, plataforma que mostra dados sobre a população mundial em tempo real, a população brasileira estimada hoje é de 215, 8 milhões de habitantes. Isso representa 2,7 % dos 8 bilhões de habitantes do planeta.Já o número total de mortes por Covid-19 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, era de 682.549 - os dados são do dia 23 de agosto de 2022. O que representa 10,5 % do total de óbitos pela doença no mundo - ou 10,5 pessoas para cada cem.

[Fui] O mais popular governador do Brasil.”

A declaração é verdadeira. Ciro Gomes (na época, do PSDB) deixou o governo do Ceará em setembro de 1994 com aprovação de 74%, a melhor entre os doze estadosconsultados em levantamento do Datafolha. Entre os cearenses, 18% avaliavam o governo como regular e apenas 5% consideravam a gestão ruim. O segundo com melhor avaliação era o governador do Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian (PTB), com 58% de aprovação.

São 11 anos sem crescer. [...] O país crescendo 0,26%, um quarto de 1%”

A declaração é mentirosa, visto que nos últimos 11 anos, entre 2011 e 2021, a variação total do PIB brasileiro foi de 7,4%. Dessa forma, o crescimento anual médio do país no período foi de 0,65%, índice cerca de 2,5 vezes maior que o mencionado pelo candidato. Os dados são do IBGE, via Agência Lupa.

33 milhões de pessoas estão com fome e 120 [milhões] não fizeram as três refeições hoje.”
A declaração é verdadeira. Pois, de fato, 33,1 milhões de brasileiros passam fome atualmente, patamar equivalente ao de 30 anos atrás, segundo o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil,divulgado em junho. O mesmo levantamento apontou que 125,2 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar - ou seja, não têm acesso pleno e regular aos alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. O número corresponde a mais da metade (58,7%) da população do país.
Compartilhe  

últimas notícias