Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

'Raio-X' da entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional: veja o que é verdade ou mentira

O candidato do PL à Presidência da República foi o primeiro entrevistado por William Bonner e Renata Vasconcellos

'Raio-X' da entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional: veja o que é verdade ou mentira - Imagem: reprodução TV Globo
'Raio-X' da entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional: veja o que é verdade ou mentira - Imagem: reprodução TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 23/08/2022, às 16h03


Na noite da última segunda-feira (22), o Jornal Nacionaliniciou a série de entrevistas com candidatos à Presidência da República com a presença de Jair Bolsonaro (PL).

O atual presidente voltou à bancada dos jornalistas Renata Vasconcellos e William Bonner, no Rio de Janeiro, quatro anos depois, como candidato à reeleição.

A série de entrevistas terá ainda: Ciro Gomes (PDT), na terça (23); Lula,na quinta (25); e Simone Tebet,na sexta (26).

Confira abaixo um 'raio-x' com as verdades e mentiras presentes no discurso de Bolsonaro:

Nós somos o sétimo país mais digitalizado do mundo."

A declaração é verdadeira, pois de acordo com relatório produzido pelo Banco Mundial o Brasil foi elencado como o sétimo melhor país no quesito digitalização dos sistemas do governo. O “GovTech Maturity Index 2020” mediu a maturidade dos governos quanto ao uso de tecnologias para prestação de serviços. A plataforma “gov.br” foi bem avaliada pela instituição dentro deste levantamento.

Você não está falando a verdade quando diz ‘xingar ministro’. Isso é um fake news da sua parte."

A declaração é mentirosa, isso porque em julho de 2021, Bolsonaro chamou o ministro Luis Roberto Barros de idiota e imbecil: “Só um idiota para fazer isso aí. É um imbecil. Não pode um homem querer decidir o futuro do Brasil na fraude.”

No mês seguinte, em agosto, Barroso foi chamado de “filho da put*” por Bolsonaro, em Joinville. “Aquele filho da put* (...) está atrás de mim. Aquele filho da put* do Barroso.”

Em setembro de 2021, durante as manifestações do dia 7, o presidente chamou Moraes de “canalha”: “Sai, Alexandre de Moraes,deixe de ser canalha, deixe de oprimir o povo brasileiro.”

Veja:

Fizemos o Pix, tirando dinheiro dos banqueiros"

A declaração é mentirosa, Bolsonaro não é o criador do Pix. Matéria do UOL revela que o Banco Centraliniciou o processo de criação da plataforma de transferência instantânea em 2018, durante o governo Michel Temer. O presidente do Banco Central na época era o economista Ilan Goldfajn.

Em maio de 2018, cinco meses antes de Bolsonaro ser eleito, o BC já havia criado um Grupo de Trabalho denominado "Pagamentos Instantâneos" para produzir as especificações do sistema que viria a ser o Pix.

Eu queria que você botasse no ar essa... Eu imitando falta de ar. Realmente..."

A declaração é mentirosa. Após ser questionado por Renata Vasconcelos sobre "seu comportamento [...] imitando pacientes com falta de ar", Bolsonaro negou que o tivesse feito. No entanto, em março de 2021, durante sua live semanal, o presidente imitou uma pessoa com asfixia publicamente para criticar seu ex-ministro da saúde Henrique Mandetta.

Veja:

E outra coisa: eu não errei nada do que eu falei sobre a pandemia."

A declaração é falsa. Ao longo da pandemia de Covid-19,Bolsonaro deu várias declarações que se provaram erradas sobre a gravidade da doença, as medidas de proteção e a eficácia das vacinas. Ele defendeu o uso de medicamentos que não se mostraram eficazes contra a doença, como a hidroxicloroquina e a ivermectina.

O presidente também foi contra o uso de máscaras e a adoção do isolamento social, medidas que a ciência demonstrou serem eficientes para conter a transmissão do vírus. Ele ainda afirmou diversas vezes que as vacinas aprovadas para uso no Brasil eram experimentais. Todos os imunizantes aplicados no país passaram por três fases de testes, quando tiveram segurança e eficácia comprovadas.

Assista à entrevista completa aqui:

Compartilhe