Diário de São Paulo
Siga-nos
Recuou

Comandante do Exército volta atrás e diz que frase sobre Lula em áudio vazado foi tirada de contexto

O general ainda classificou o episódio como "fogo amigo"

Comandante do Exército volta atrás e diz que frase sobre Lula em áudio vazado foi tirada de contexto - Imagem: Presidência da República
Comandante do Exército volta atrás e diz que frase sobre Lula em áudio vazado foi tirada de contexto - Imagem: Presidência da República

Nathalia Jesus Publicado em 01/03/2023, às 09h02


Um áudio vazado do comandante do Exército , general Tomás Miguel Paiva, tomou as redes sociais nas últimas semanas por demonstrar um desgaste na relação entre o presidente Lula e as Forças Armadas.

No entanto, em conversa com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o oficial disse que as declarações sobre a vitória do presidente nas eleições foram tiradas de contexto.

No dia 18 de janeiro, em reunião com os oficiais do Comando Militar do Sudeste, Paiva ressaltou que "infelizmente" o resultado das eleições havia sido "indesejado" para a maioria que estava presente, mas destacou que não acreditava na possibilidade de fraude na contagem de votos.

De acordo com informações do Estadão, a repercussão do áudio vazado da reunião resultou em uma ligação de Paiva para o atual ministro da Defesa na última terça-feira (28), para esclarecer o episódio, classificado por ele como "fogo amigo".

Preocupado com a forma como o áudio havia sido interpretado, o general afirmou que o tom de suas declarações seria apenas para enfatizar que as Forças Armadas não encontraram nenhum tipo de irregularidade na contagem de votos.

Para o ministro da Defesa, Paiva disse que em nenhum momento teve a intenção de ofender Lula, inclusive pediu para que os subordinados respeitassem o resultado das urnas.

O comandante do Exército tem boa interlocução com o Palácio do Planalto e é próximo do vice-presidente Geraldo Alckmin. De acordo com informações internas, o governo não pretende dispensá-lo pois seria uma perda na tentativa de aproximação com as Forças Armadas.

Compartilhe  

últimas notícias