Diário de São Paulo
Siga-nos
Nova Lei

Presidente Lula valida dia em homenagem à Pelé; saiba mais

A data escolhida foi em a mesma em que o rei Pelé marcou seu milésimo gol da carreira, em 1969

Presidente Lula valida dia em homenagem à Pelé; saiba mais - Imagem: reprodução Instagram I @pele
Presidente Lula valida dia em homenagem à Pelé; saiba mais - Imagem: reprodução Instagram I @pele

Milleny Ferreira Publicado em 02/07/2024, às 14h19


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o Dia do Rei Pelé. 

A informação foi confirmada através de uma publicação realizada pelo Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta terça-feira (2). 

Este projeto de lei teve autoria por conta dos deputados Luciano Ducci (PSB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE) com uma justificativa para a proposta de que, as contribuições do jogador “para o futebol, para o esporte em geral e para o Brasil são amplamente conhecidas e destacadas”.

A data definida para exaltar e celebrar o grande rei do futebol foi 19 de novembro, mesma data em que o falecido ídolo marcou o milésimo gol da carreira, em 1969. Pelé morreu em 29 de dezembro de 2022.

imagem
Imagem: Reprodução I Diário Oficial da União

Relembre grandes feitos na carreira do rei do futebol:

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940, em Três Corações (MG), e atingiu o admirável número de 1.282 gols marcados, sendo eles 1.091 pelo Santos e 113 pela Seleção Brasileira, isso em 1.364 jogos na carreira.

Pelo Santos, o rei conquistou a Libertadores e o Mundial Interclubes em 1962 e 1963, venceu o Campeonato Brasileiro seis vezes, e alcançou dez vezes o título de campeão paulista, sem contar nas quatro vitórias do Torneio Rio-São Paulo.

Já vestindo a camisa verde e amarela da Seleção Brasileira, Pelé se tornou o único jogador tricampeão mundial ao levantar a taça nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.

Compartilhe  

últimas notícias