Diário de São Paulo
Siga-nos
Exército brasileiro

Lula demite general Arruda e nomeia novo comandante do Exército

A exoneração do general Júlio César de Arruda aconteceu neste sábado (21)

Lula demite general Arruda e nomeia novo comandante do Exército - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial
Lula demite general Arruda e nomeia novo comandante do Exército - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial

Jessica Anjos Publicado em 21/01/2023, às 22h28


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou compartilhou neste sábado (21) a decisão de exonerar do comando do Exército o general Júlio César de Arruda. Tomás Miguel Ribeiro Paiva será o substituto, ele atualmente é comandante militar do Sudeste do país.

De acordo com UOL, a destituição acontece em um momento delicado da relação do governo Lula com as Forças Armadas brasileira com os atos golpistas que aconteceram dia 8 de janeiro.

Na última sexta-feira (20), o presidente convocou uma reunião com Arruda, o ministro da Defesa, José Múcio, e outros dois comandantes para conversar sobre mudanças importantes nas corporações. 

Em entrevista ao UOL, um general que faz parte do alto escalão disse que a decisão de Lula causou "estranhamento". "O método adotado é estranho", afirmou. A apuração constatou que o motivo da demissão seria a falta de confiança que o presidente tem com Arruda. 

Júlio César de Arruda assumiu o comando do Exército dia 30 de dezembro, para auxiliar na posse presidencial, porém a relação entre ele e Lula foi abalada após aparecerem indícios de que o Exército estava envolvido nos atentados aos Três Poderes em Brasília.

Já Tomás Paiva vem demonstrando respeito ao resultado das urnas e a democracia. Na última quarta-feira (18), o general fez um discurso de cerca de 10 minutos defendendo essa crença. 

Até agora, o Exército não comentou sobre a decisão do presidente. Após este sábado, a corporação aponta que manifestações devem sair do Ministério da Defesa, que também não disse nada. 

Compartilhe  

últimas notícias