Diário de São Paulo
Siga-nos
Estreia do Brasil

Brasil estreia nas eliminatórias da Copa-2026; veja mudanças na disputa

Novo formato promete mais emoção e inclusão

Brasil estreia nas eliminatórias da Copa-2026 nesta sexta - Imagem: reprodução Instagram @cbf_futebol
Brasil estreia nas eliminatórias da Copa-2026 nesta sexta - Imagem: reprodução Instagram @cbf_futebol

Lillia Soares Publicado em 08/09/2023, às 16h57


A seleção brasileira, sob a liderança de Fernando Diniz, começa sua jornada em direção à Copa do Mundo de 2026 nesta sexta-feira (8), às 21h45 (horário de Brasília), enfrentando a Bolívia na primeira partida das eliminatórias sul-americanas. Este torneio traz modificações em comparação com as edições anteriores.

De acordo com o portal UOL, a partir desta edição, seis das dez equipes participantes asseguram sua vaga direta para a próxima Copa do Mundo, enquanto a 7ª colocada ainda terá a chance de disputar a repescagem mundial.

Durante as eliminatórias, as 10 seleções sul-americanas competem em confrontos de ida e volta, seguindo o formato de pontos corridos. Até recentemente, somente quatro seleções do continente sul-americano garantiram vaga direta na Copa do Mundo, com o 5° colocado tendo que disputar uma repescagem.

Além disso, o aumento de vagas ocorre devido à expansão da Copa do Mundo de 32 para 48 equipes. Isso beneficia não apenas a América do Sul, mas também outros continentes, que agora têm mais vagas disponíveis em suas eliminatórias.

O Brasil, que participou de todas as Copas do Mundo, não deve ser afetado diretamente por essa mudança, pois ainda disputa uma das seis vagas disponíveis na região, juntamente com outras seleções sul-americanas.

Sobre a repescagem, seis seleções terão a oportunidade de competir nessa fase, com representantes da América do Sul, Ásia, África, América Central/Norte e Oceania.

É importante destacar que os países anfitriões da próxima Copa do Mundo, ou seja, os Estados Unidos, Canadá e México, já estão classificados e não participarão dessa etapa de repescagem.

Compartilhe  

últimas notícias