Diário de São Paulo
Siga-nos

Paper Excellence é investigada no Canadá

O governo federal e os principais executivos da Paper Excellence foram cocnvocados a testemunharem

Paper Excellence é investigada no Canadá - Imagem: Divulgação
Paper Excellence é investigada no Canadá - Imagem: Divulgação

Marina Roveda Publicado em 07/05/2023, às 12h02


Nesta sexta-feira (05), o Comitê de Recursos Naturais do Canadá debateu uma moção apresentada pelo parlamentar Charlie Angus que pretende convocar os principais executivos da Paper Excellence e o governo federal para testemunharem.

Embora a reunião tenha sido realizada a portas fechadas, as atas publicadas no site do Comitê mostram que "foi acordado" que "o comitê realizará um estudo de até 2 reuniões, em um momento a ser determinado, sobre a estrutura de propriedade na indústria de celulose e papel canadense, especificamente em relação a relatos sobre a empresa Paper Excellence".

Os relatos aos quais o Comitê se refere são os relatos da mídia do ‘Halifax Examiner’, ‘CBC’, ‘Glacier Media’, ‘Le Monde’ e ‘Radio France’, que trabalharam juntos em uma investigação sobre a Paper Excellence como parte do grande projeto Deforestation Inc. liderado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

Essa reportagem revelou vínculos entre a Paper Excellence, de propriedade de Jackson Widjaja, ao conglomerado Asia Pulp and Paper (APP) e seu controlador, o Grupo Sinar Mas, de propriedade de seu pai Tejuh Ganda Widjaja.

Os relatórios da mídia também destacaram o histórico financeiro e ambiental duvidoso da APP na Ásia, bem como as estruturas corporativas complexas e opacas da APP e da Paper Excellence localizadas em várias jurisdições de sigilo offshore, os chamados "paraísos fiscais".

A equipe de investigação do CBC também descobriu uma debênture de demanda de US $ 1,25 bilhão do Banco de Desenvolvimento da China, que tinha hipotecas em três fábricas de celulose canadenses de propriedade da Paper Excellence em 2012, "como parte da segurança para o financiamento que era reembolsável sob demanda".

O ministro da Inovação, Ciência e Indústria François-Philippe Champagne, bem como outras testemunhas relevantes, também foram convocados para discutir a estrutura de propriedade e relações comerciais da Paper Excellence, visto que o departamento de Champagne é responsável pela Lei de Investimentos do Canadá, que aprovou a aquisição recente da Resolute Forest Products pela Paper Excellence. Com essa aquisição, a empresa Paper Excellence agora controla 22 milhões de hectares de terras florestais no Canadá.

Um membro do Comitê, que não está autorizado a falar oficialmente, confirmou que a proposta de Angus foi aprovada na reunião de hoje. Esse membro também informou ao Halifax Examiner que não há data definida para as duas reuniões do comitê que serão dedicadas a estudar a estrutura de propriedade da Paper Excellence.

No Brasil, a Paper Excellence disputa com a J&F Investimentos a Eldorado Brasil Celulose, empresa que administra mais de 300 mil hectares de florestas no estado do Mato Grosso do Sul. Enquanto isso, o indonésio Jackson Widjaja vangloria-se da intenção de investir R$ 16 bilhões na Eldorado, um investimento que já estava nos planos na companhia brasileira.

Compartilhe  

últimas notícias