Diário de São Paulo
Siga-nos

GP da Cidade do México: 30 infos que você precisa saber da corrida

Mais uma edição, no Voando Baixo, dos Fast Facts: 30 informações para quem vai acompanhar o GP da Cidade do México, 18ª corrida da temporada 2021 da Fórmula

GP da Cidade do México: 30 infos que você precisa saber da corrida
GP da Cidade do México: 30 infos que você precisa saber da corrida

Redação Publicado em 04/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h55


Confira os fast facts da 18ª etapa da temporada 2021 no famoso Autódromo Hermanos Rodríguez

Mais uma edição, no Voando Baixo, dos Fast Facts30 informações para quem vai acompanhar o GP da Cidade do México, 18ª corrida da temporada 2021 da Fórmula 1. Confira os fatos essenciais para assistir à prova no tradicional Autódromo Hermanos Rodríguez, que voltou a receber provas da maior categoria do automobilismo mundial após uma grande reforma, que foi concluída antes do GP de 2015:

Informações sobre o circuito e os pneus disponíveis para o GP do México — Foto: Pirelli

Informações sobre o circuito e os pneus disponíveis para o GP do México — Foto: Pirelli

– O GP DA CIDADE DO MÉXICO SERÁ A CORRIDA NÚMERO 1.053 NA F1;

– PRIMEIRO EDIÇÃO DO GP DA CIDADE DO MÉXICO COM ESTE NOME. A MUDANÇA SE DEU POR MOTIVOS COMERCIAIS;

– Com isso, é a 21ª CORRIDA DA FÓRMULA 1 NO MÉXICO. A corrida sempre foi disputada no Autódromo Hermanos Rodríguez;

– O MÉXICO recebeu corridas de Fórmula 1 em TRÊS fases: ENTRE 1963 e 1970ENTRE 1986 e 1992 e DESDE 2015;

Lewis Hamilton cruza a linha de chegada para vencer GP do México em 2019 — Foto: Divulgação

Lewis Hamilton cruza a linha de chegada para vencer GP do México em 2019 — Foto: Divulgação

– O GP DA CIDADE DO MÉXICO DE 2020 FOI CANCELADO POR CAUSA DAS RESTRIÇÕES DE VIAGEM DA PANDEMIA DA COVID-19;

– NUNCA CHOVEU EM UMA CORRIDA DISPUTADA NO MÉXICO;

Max Verstappen venceu o GP do México de 2018 com a RBR — Foto: Getty Images

Max Verstappen venceu o GP do México de 2018 com a RBR — Foto: Getty Images

– O novo AUTÓDROMO HERMANOS RODRÍGUEZ tem 17 CURVASTRÊS A MAIS que a ANTIGA VERSÃO DO TRAÇADO;

– A reforma do autódromo custou US$ 500 MILHÕES (cerca de R$ 2 BILHÕES no câmbio brasileiro em 2015);

Jim Clark no GP do México de 1967, quando igualou a marca de vitórias de Juan Manuel Fangio na Fórmula 1 — Foto: Bernard Cahier/Getty Images

Jim Clark no GP do México de 1967, quando igualou a marca de vitórias de Juan Manuel Fangio na Fórmula 1 — Foto: Bernard Cahier/Getty Images

– Antes da homenagem aos irmãos Ricardo e Pedro Rodríguez, o CIRCUITO ERA CHAMADO DE MAGDALENA MIXHUCA, bairro da pista;

– A CIDADE DO MÉXICO é a MAIS ALTA em relação ao nível do mar da temporada: 2.200 METROS. A segunda é SÃO PAULO, com 800 METROS de altitude. SPIELBERG, na ÁUSTRIA, tem 660 METROS de elevação;

Ayrton Senna capotou na temida Peraltada no Autódromo Hermanos Rodriguez nos treinos de 1991 — Foto: Reprodução

Ayrton Senna capotou na temida Peraltada no Autódromo Hermanos Rodriguez nos treinos de 1991 — Foto: Reprodução

– O GP NO MÉXICO FOI VENCIDO PELO POLE EM NOVE OCASIÕES (45%); e POR UM PILOTO QUE DA PRIMEIRA FILA, 13 VEZES (65%);

– A PIOR POSIÇÃO DE LARGADA DE UM VENCEDOR NO MÉXICO FOI A DE ALAIN PROST, DA FERRARI, EM 1990, QUE SAIU NA 13ª POSIÇÃO;

Alain Prost venceu o GP do México de 1990 com a Ferrari após largar na 13ª posição — Foto: Pascal Rondeau/Allsport

Alain Prost venceu o GP do México de 1990 com a Ferrari após largar na 13ª posição — Foto: Pascal Rondeau/Allsport

– EM TODAS OS GPs NO MÉXICO, AO MENOS UM PILOTO ENTRE OS TRÊS PRIMEIROS DO GRID TERMINOU NO PÓDIO NA CORRIDA;

– DESDE A VOLTA AO MÉXICO, EM 2015, NENHUM PILOTO CONSEGUIU DUAS POLES: NICO ROSBERG, LEWIS HAMILTON, SEBASTIAN VETTEL, DANIEL RICCIARDO e CHARLES LECLERC largaram na frente;

Charles Leclerc largou na pole position do GP do México de 2019, no Autódromo Hermanos Rodríguez — Foto: Getty Images

Charles Leclerc largou na pole position do GP do México de 2019, no Autódromo Hermanos Rodríguez — Foto: Getty Images

– NA HISTÓRIA, 14 PILOTOS SAÍRAM NA POLE EM 20 GPs DISPUTADOS NO MÉXICO. O escocês JIM CLARK É O RECORDISTA, COM QUATRO;

– CINCO TÍTULOS MUNDIAIS JÁ FORAM DECIDIDOS NO GP DO MÉXICO: JOHN SURTEES (1964), DENNY HULME (1967), GRAHAM HILL (1968) e LEWIS HAMILTON (2017 e 2018);

Lewis Hamilton conquistou o pentacampeonato da Fórmula 1 em 2018 no México — Foto: Clive Mason/Getty Images

Lewis Hamilton conquistou o pentacampeonato da Fórmula 1 em 2018 no México — Foto: Clive Mason/Getty Images

– Os ingleses LEWIS HAMILTON e NIGEL MANSELL, o escocês JIM CLARK (primeiro vencedor no México), o francês ALAIN PROST e o holandês MAX VERSTAPPEN são os MAIORES VENCEDORES NO MÉXICO: 2 CADA;

– LOTUS (1963, 67 e 68)McLAREN (1969, 88 e 89)WILLIAMS (1987, 91 e 92) e MERCEDES (2015, 2016 e 2019) são as MAIORES VENCEDORAS no MÉXICO, com TRÊS CADA;

Sérgio Perez travou duelo com Daniel Ricciardo no GP do México em 2019, ainda pela Racing Point — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Sérgio Perez travou duelo com Daniel Ricciardo no GP do México em 2019, ainda pela Racing Point — Foto: Mark Thompson/Getty Images

– Mais uma vez, SERGIO PÉREZ SERÁ O PILOTO DA CASA na corrida deste ano. APENAS QUATRO MEXICANOS correram em CASA na F1: os outros foram PEDRO RODRÍGUEZMOISES SOLANA e ESTEBAN GUTIÉRREZ;

– A HONDA venceu sua PRIMEIRA CORRIDA na F1 no MÉXICO, em 1965 com o americano RICHIE GINTHER. Carros equipados com motores japoneses VENCERAM QUATRO VEZES e FIZERAM QUATRO POLES no Autódromo Hermanos Rodríguez;

Richie Ginther comemora a vitória no GP do México de 1965, a primeira da Honda na Fórmula 1 — Foto: Getty Images

Richie Ginther comemora a vitória no GP do México de 1965, a primeira da Honda na Fórmula 1 — Foto: Getty Images

– O SAFETY CAR OU O SAFETY CAR VIRTUAL (VSC) FORAM ACIONADOS EM TODOS OS ÚLTIMOS CINCO GPs NO MÉXICO. O CARRO DE SEGURANÇA ENTROU NA PISTA EM 2015 e 2016, JÁ O VSC TEVE UMA ENTRADA EM CADA UMA DAS CORRIDAS EM 2017, 2018 e 2019;

– APENAS DOIS GPs NO MÉXICO FORAM INTERROMPIDOS COM BANDEIRA VERMELHA: 1987 (ACIDENTE FORTE COM O INGLÊS DEREK WARWICK, DA ARROWS, NA PERALTADA, NA 31ª VOLTA) e 1989 (NA PRIMEIRA VOLTA, O ITALIANO STEFANO MODENA, DA BRABHAM, RODOU NA PERALTADA, FOI TOCADO PELO FRANCÊS OLIVIER GROUILLARD, DA LIGIER, E ACABOU NA BARREIRA DE PNEUS);

Pedro Rodríguez duela com o companheiro de Ferrari Lorenzo Bandini no GP do México de 1965 — Foto: Bernard Cahier/Getty Images

Pedro Rodríguez duela com o companheiro de Ferrari Lorenzo Bandini no GP do México de 1965 — Foto: Bernard Cahier/Getty Images

– SE VENCER NO DOMINGO, LEWIS HAMILTON PODE IGUALAR MAX VERSTAPPEN NO MÉXICO. O HOLANDÊS É O ÚNICO PILOTO A TER DUAS VITÓRIAS CONSECUTIVAS NO AUTÓDROMO HERMANOS RODRÍGUEZ (2017 e 2018);

– UMA VITÓRIA DE HAMILTON NO MÉXICO O FARÁ IGUALAR A MARCA DO BRASIL NA HISTÓRIA DA F1, COM 101 (41 DE AYRTON SENNA, 23 DE NELSON PIQUET, 14 DE EMERSON FITTIPALDI, 11 DE RUBENS BARRICHELLO, 11 DE FELIPE MASSA E 1 DE JOSÉ CARLOS PACE);

Nigel Mansell, com a Williams, venceu o GP do México de 1992, o último antes do retorno em 2015 — Foto: Paul-Henri Cahier/Getty Images

Nigel Mansell, com a Williams, venceu o GP do México de 1992, o último antes do retorno em 2015 — Foto: Paul-Henri Cahier/Getty Images

– DOS ÚLTIMOS 13 GPs, HAMILTON VENCEU APENAS DOIS: INGLATERRA, EM SILVERSTONE; E RÚSSIA, EM SOCHI;

– MAX VERSTAPPEN TEM 18 VITÓRIAS NA F1 APÓS O TRIUNFO NOS ESTADOS UNIDOS. ELE É O PILOTO QUE MAIS VENCEU GPs SEM UM TÍTULO, SUPERANDO O INGLÊS STIRLING MOSS – E PODE PERDER O INCÔMODO RECORDE NO FIM DE 2021 SE FOR CAMPEÃO;

Na McLaren, Ayrton Senna comemora a vitória no pódio do GP do México de 1989 — Foto: Paul-Henri Cahier/Getty Images

Na McLaren, Ayrton Senna comemora a vitória no pódio do GP do México de 1989 — Foto: Paul-Henri Cahier/Getty Images

– NO GP DA CIDADE DO MÉXICO DE 2021, VERSTAPPEN SE TORNARÁ O SEGUNDO PILOTO COM MAIS CORRIDAS PELA RBR, COM 114, SUPERANDO SEBASTIAN VETTEL (113). APENAS MARK WEBBER TEM MAIS GPs COM A EQUIPE AUSTRÍACA – 129;

– CARLOS SAINZ MARCOU PONTOS NAS ÚLTIMAS DEZ CORRIDAS. É A MAIOR SEQUÊNCIA ATIVA NO GRID DA FÓRMULA 1 ATUALMENTE E A MAIOR DA CARREIRA DO ESPANHOL;

Disputa entre companheiros de equipe nas classificações em 2021

EquipePiloto 1PaísPlacarPiloto 2País
MercedesLewis HamiltonING13 x 4Valtteri BottasFIN
RBRMax VerstappenHOL15 x 2Sergio PérezMEX
McLarenLando NorrisING10 x 7Daniel RicciardoAUS
Aston MartinSebastian VettelALE9 x 8Lance StrollCAN
AlpineFernando AlonsoESP9 x 8Esteban OconFRA
FerrariCharles LeclercMON13 x 4Carlos SainzESP
AlphaTauriPierre GaslyFRA16 x 1Yuki TsunodaJAP
Alfa RomeoKimi RaikkonenFIN5 x 10Antonio GiovinazziITA
Alfa RomeoRobert KubicaPOL0 x 2Antonio GiovinazziITA
HaasMick SchumacherALE14 x 3Nikita MazepinRUS
WilliamsGeorge RussellING16 x 1Nicholas LatifiCAN

– ALONSO COMPLETOU 40 ANOS EM 29 DE JULHO. SE ELE VENCER UMA CORRIDA A PARTIR DE AGORA, SERÁ O PRIMEIRO PILOTO COM MAIS DE 40 A TER UM TRIUNFO DESDE NIGEL MANSELL NO GP DA AUSTRÁLIA DE 1994. AOS 42 ANOS, KIMI RAIKKONEN TAMBÉM PODE CONSEGUIR O FEITO NAS ÚLTIMAS CORRIDAS DA TEMPORADA;

– A HAAS VAI COMPLETAR 118 CORRIDAS NA FÓRMULA 1 NO MÉXICO. ELA VAI IGUALAR A MARCA DA SURTEES (1970 a 1978).

Nico Rosberg comemora a vitória no GP do México de 2015, a primeira após o retorno da corrida à F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Nico Rosberg comemora a vitória no GP do México de 2015, a primeira após o retorno da corrida à F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias