Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio ambiente

Chuvas da Amazônia têm grande relevância no PIB da América do Sul, reforça Marina Silva

A Cúpula Amazônica 2023 reuniu oito países para o desafio da proteção da Amazônia

Marina Silva reforçou a importância da Floresta Amazônia para todos os países. - Imagem: reprodução I Instagram @marinasilvaoficial
Marina Silva reforçou a importância da Floresta Amazônia para todos os países. - Imagem: reprodução I Instagram @marinasilvaoficial

Juliane Moreti Publicado em 09/08/2023, às 16h53


Nesta quarta-feira (09), aconteceu o segundo dia do evento 'Cúpula da Amazônia', em Belém (PA), com a presença de líderes dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). 

Nesse contexto, durante uma entrevista, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou a importância da Floresta Amazônica para todos os países, relacionando seu sistema de chuvas com o PIB da América do Sul

Essa floresta é responsável pela chuva de 75% do PIB da América do Sul e pelo equilíbrio do planeta. A destruição da floresta significa a destruição sobretudo do nosso sistema de chuvas. Nós só não somos um deserto porque temos a Amazônia'', disse. 

O evento teve o objetivo de enfretar o problema do desmatamento, desigualdade social e do abandono das comunidades indígenas, que resultou, inclusive, na 'Declaração de Belém', em nome da preservação em conjunto com os demais países. 

Além disso, também foi ressaltado nos debates a questão do desmatamento zero, aderido como um compromisso pelo governo basileiro, que mostraram resultados das evoluções principalmente em ''ações do Ibama e do ICMBIO'', como destacou a ministra.  

Para manter os bons resultados, Marina também reforçou que a fiscalização é um dos pontos importantes, principalmente com o uso de tecnologia em que satélites mostram as regiões que sofrem com o destamento e enviam alertas, que devem receber a atenção das autoridades. 

Ainda durante o assunto, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, a ministra aproveitou para destacar sobre a demarcação das terras dessa população, conforme informações do portal do governo

''Primeiro, reconheça a importância dos povos originários. Em segundo lugar, para que a gente possa fazer uma reparação a todos esses crimes, a todas as formas de preconceito, discriminação e violência. O mais importante para fazer essa reparação e esse reconhecimento é a demarcação de suas terras'', destacou. 

Compartilhe  

últimas notícias