Diário de São Paulo
Siga-nos
Imunização infantil

Ministério da Saúde divulga aumento no índice de imunização das crianças neste ano

A pasta informou que oito imunizantes recomendados do calendário infantil apresentaram uma melhora na cobertura vacinal

A pasta informou que oito imunizantes recomendados do calendário infantil apresentaram uma melhora na cobertura vacinal - Imagem: Reprodução/Freepik
A pasta informou que oito imunizantes recomendados do calendário infantil apresentaram uma melhora na cobertura vacinal - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 20/12/2023, às 12h11


Na tarde de terça-feira (19), o Ministério da Saúde anunciou um aumento nas coberturas vacinais infantis entre os meses de janeiro e outubro de 2023, porém, o percentual continua abaixo do desejado pelo governo federal.

Segundo informações do Metrópoles, a pasta de oito imunizantes recomendados do calendário infantil apresentaram uma melhora na cobertura vacinal - quando é comparado com o ano inteiro de 2022.

Confira quais imunizantes registraram uma melhora na cobertura vacinal:

  • Hepatite A;
  • Poliomielite;
  • Pneumocócica;
  • Meningocócica,
  • DTP (difteria, tétano e coqueluche);
  • Tríplice viral 1ª dose (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Tríplice viral 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Vacina contra a febre amarela, indicado para crianças aos nove meses de idade.

O Ministério da Saúde enfatizou que há uma reversão na queda dos índices vacinais que o Brasil tem enfrentado nos últimos sete anos. O governo federal vem trabalhado na conscientização relacionada à imunizaçaõ, em especial a infantil, com o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, que tem percorrido todo o país.

Sendo um exemplo de grande evolução, temos o Piauí, que apresentou um aumento signicativo na cobertura da tríplice viral, passando de 82,8% para 97,8%, assim como da poliomielite, que passou de 75,9% para 89,9%.

E, outro estado que demonstrou melhora foi o Espírito Santo, onde a cobertura vacinal da meningocócica antes era de 58,5% em 2022 e chegou a alcançar a 91,6% de cobertura.

O governo ainda destacou que, esses percentuais não estão consolidados com os dados para todo o ano de 2023.

Compartilhe  

últimas notícias