Diário de São Paulo
Siga-nos
Triste!

URGENTE: Brasil confirma 1º caso de Poliomielite depois de 33 anos

O caso foi registrado em uma criança de 3 anos; saiba em qual estado

A Secretaria de Saúde emitiu um sinal de alerta - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei
A Secretaria de Saúde emitiu um sinal de alerta - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei

Thais Bueno Publicado em 06/10/2022, às 18h54


Uma criança de apenas 3 anos de idade contraiu Poliomielite no Pará segundo informações do Departamento de Epidemiologia do estado nesta quinta-feira (6). 

Depois de realizar um exame de fezes e colher os resultados, o vírus Sabin Like 3, que causa paralisia infantil, foi detectado no paciente após 33 anos do último caso no Brasil.

Com receio de que uma nova leva da doença possa se espalhar para outros estados, a Secretaria de Saúde emitiu um sinal de alerta e lançou um comunicado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Este é o primeiro caso do vírus no país desde 1989, quando havia sido erradicada devido às grandes campanhas de vacinação realizadas anteriormente.

Contudo, na última segunda-feira (3), o Ministério da Saúde já havia informado que o percentual de vacinação de crianças contra a doença estava com baixa adesão. O período indicado para vacinação é entre dois e seis meses, e somente 52,3% de crianças nessa faixa etária tinham sido vacinadas em todo o território nacional. A meta é 95%. 

Os índices de vacinação têm caído no Brasil desde a pandemia de COVID-19, na qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) não se vacinou e falou várias vezes que a opção de tomar o imunizante é uma liberdade individual.

A disseminação de fake news, como a de que a vacina causa autismo, por exemplo, também tem colaborado para a queda na vacinação segundo especialistas.

Na nação, atualmente, a vacinação de crianças é obrigatória por lei. A Justiça pode fazer os pais vacinarem seus filhos caso eles optem por não o fazer. Porém, a conscientização tem sido mais utilizada em vez das vias legais.

A Organização Panamericana da Saúde solicitou ao governo brasileiro que comunicasse a população sobre a importância da vacinação contra o vírus; no entanto, a medida esbarrou no Tribunal Superior Eleitoral e não foi para frente.

Marcelo Queiroga, atual Ministro da Saúde, também quis lutar a favor da vacinação contra a Polio, mas o presidente do TSE Alexandre de Moraes vetou a ação do político por considerar que um depoimento, durante época de eleições, causava "Indevida personificação no período eleitoral de ações relacionadas à administração pública".

Vale lembrar que o Brasil registrou 26 000 casos de paralisia infantil entre os anos de 1968 e 1989.

Compartilhe  

últimas notícias