Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde!

Dia Nacional da Imunização combate baixas coberturas vacinais no país

Nesta sexta-feira (09), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, relembra a população brasileira sobre a importância da vacinação

Nesta sexta-feira (09), é comemorado o Dia Nacional da Imunização. - Imagem: reprodução I Freepik
Nesta sexta-feira (09), é comemorado o Dia Nacional da Imunização. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 09/06/2023, às 14h30


Nesta sexta-feira (09), é comemorado o Dia Nacional da Imunização. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, relembra sobre a importância de manter a cartela de vacinação em dia e a ajuda no combate à baixa cobertura vacinal.

''Hoje é o dia de nos unirmos em uma só missão: retornar às altas coberturas vacinais no nosso país. A baixa cobertura nos expõe ao risco de volta de doenças que já foram eliminadas'', disse.

''Não podemos perder o que conquistamos em décadas de campanhas de vacinação, que salvaram e ainda salvam milhares de vidas'', acrescentou. 

Em fevereiro, aconteceu o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de retomar os altos índices de doses de vacinais entre os brasileiros, que sofreu queda significativa nos últimos anos. 

De acordo com informações do portal do governo, entre as prioridades, também estão a luta contra a desinformação e notícias falsas e a reconstrução da confiança da população, mostrando a eficácia e segurança dos imunizantes

''A vacina foi um dos grandes ganhos da civilização, permitindo controlar e erradicar muitas doenças. Ela é a forma mais segura e eficar de proteger nossa população e, em especial, nossas crianças. É hora de reconsquistar essa história'', argumenta Nísia. 

Entre outras formas de combate à baixa cobertura vacinal, estão as ações de multivacinação, a capacitação de profissionais, etapas que buscam áreas de difícil acesso, monitoramento dos planejamentos e muito mais.

Compartilhe  

últimas notícias