Diário de São Paulo
Siga-nos
FOME

Por meio do SUS, Ministério da Saúde terá papel importante no Plano Brasil Sem Fome

A estratégia para tirar o Brasil do Mapa da Fome foi divulgada nesta última quinta-feira (31), pelo presidente Lula

O Ministério da Saúde terá um papel importante no Plano Brasil Sem Fome. - Imagem: reprodução I Freepik
O Ministério da Saúde terá um papel importante no Plano Brasil Sem Fome. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 03/09/2023, às 09h14


O Ministério da Saúde terá um papel fundamental, por meio do SUS e através da UBS, no Plano Brasil Sem Fome, divulgado pelo presidente Lula nesta última quinta-feira (31), em Teresina (PI).

Para isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelo Brasil terão, agora, a 'Triagem para o Risco de Insegurança Alimentar', e as equipes receberão um guia instrutivo para identificação dessas pessoas e formações pela Universidade do SUS (UNASUS). 

Nesse contexto, a população, principalmente de maior vulnerabilidade -com as prioridades listadas pelo Governo Federal-, que passar pelo atendimento deve responder perguntas aos profissionais sobre rotina alimentar. 

Com as respotas, o Governo Federal vai mapear as famílias que passam fome ou estão em risco de insegurança alimentar, posteriormente com os atendentes encaminhando os envolvidos para os serviços de assistência social. 

Assim, os principais objetivos da ação multidisciplinar são ''assegurar o cuidado, integrar a rede de proteção e garantir comida no prato'', além de ''diminuir o risco de problemas de saúde'' conforme informações do portal do governo.

A estratégia, que reúne 24 ministérios, 80 programas e mais de 100 metas para tirar o Brasil novamente do Mapa da Fome será instituída por meio de uma portaria assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade e pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Além disso, a iniciativa prevê a integração entre ações que envolvem o SUS, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). 

Quem terá prioridade?

  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Idosos;
  • População em situação de rua;
  • Refugiados;
  • População negra;
  • Casa chefiada por mulheres, principalmente mulheres negras;
  • Povos originários;
  • Comunidades tradicionais.
Compartilhe  

últimas notícias