Diário de São Paulo
Siga-nos
Triste!

Insegurança alimentar atinge um em cada três brasileiros

O dado foi retirado de um relatório das Organização das Nações Unidas (ONU)

Insegurança alimentar atinge um em cada três brasileiros - Imagem: reprodução redes sociais
Insegurança alimentar atinge um em cada três brasileiros - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 12/07/2023, às 15h16


Um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), intitulado "O estado de segurança alimentar e nutrição no mundo em 2023", revelou nesta quarta-feira (12) que o Brasil tem 70,3 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar moderada ou severa. Ou seja, uma em cada três brasileiros vivem em subalimentação crônica.

O relatório representa que a quantidade de famintos aumentou em 32,7 milhões em relação ao período de 2014 a 2016, quando, segundo a ONU, 37,6 milhões de pessoas sofriam, em algum grau, com o problema.

Além da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), também assina o estudo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

No estudo em questão a insegurança alimentar severa é classificada como um nível de gravidade em que, em algum momento do ano, as pessoas ficam sem comida e passam fome, o que chega a acontecer, em casos mais extremos, por um dia inteiro ou mais. Já a fome propriamente dita é uma situação duradoura, que causa sensação desconfortável ou dolorosa pela energia insuficiente da alimentação.

Por fim, a insegurança alimentar moderada é classificada como aquela em que as pessoas enfrentam incertezas sobre sua capacidade de obter alimentos e são forçadas a reduzir, em alguns momentos do ano, a qualidade e a quantidade de alimentos que consomem, devido à falta de dinheiro ou outros recursos.

Compartilhe  

últimas notícias