Novidade chegará em julho; investimento é de US$ 200 mil

Marina Roveda Publicado em 03/06/2023, às 20h21
A partir de julho, o Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo passará a oferecer dois exoesqueletos robóticos para o tratamento de pessoas paraplégicas. O estado investiu US$ 200 mil (cerca de R$ 991 mil) para adquirir a tecnologia, sendo que cada unidade custou US$ 100 mil.
Esses exoesqueletos serão disponibilizados para pessoas que sofreram danos na medula e possuem limitações motoras causadas por doenças como o Mal de Parkinson e sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
A senadora por São Paulo, Mara Gabrilli (PSD), que é cadeirante, viajou aos Estados Unidosem abril para conhecer o funcionamento dessa tecnologia inovadora. Durante a visita a um centro de estudos, ela utilizou o exoesqueleto e pôde experimentar caminhar novamente.
Os pacientes terão acesso a essa tecnologia por meio da Rede Lucy Montoro, especializada na reabilitação de pacientes. Durante a celebração do aniversário da Rede, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) mencionou a implementação dessa ferramenta.
"Imagine, a pessoa virá aqui para ter a experiência de caminhar novamente. Ela estará trabalhando o corpo, que começará a funcionar melhor, estimulando o cérebro e elevando a autoestima. Ao sair daqui, será uma pessoa diferente, em um ambiente acolhedor. Isso não tem preço", destacou Tarcísio.
A disponibilização dos exoesqueletosrobóticos pelo SUS representa um avanço significativo no tratamento e na qualidade de vida das pessoas paraplégicas, oferecendo a oportunidade de recuperar a mobilidade e promovendo uma mudança positiva em suas vidas.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump

Homem intercepta ônibus de pacientes, viaja 85 km sob ameaça e acaba preso em Ribeirão Preto

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros