Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

"Síndrome da Autocervejaria": descubra seus sintomas e o que é

Essa condição é mais frequente em pessoas que já sofrem com outros problemas intestinais

"Síndrome da Autocervejaria": descubra seus sintomas e o que é. - Imagem: reprodução freepik
"Síndrome da Autocervejaria": descubra seus sintomas e o que é. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 23/04/2024, às 15h21


A síndrome da fermentação intestinal, também chamada de síndrome da autocervejaria, é uma condição rara em que o corpo fabrica álcool por conta própria. Especialistas dizem que isso acontece quando uma pessoa consome alimentos com muito carboidrato, fazendo com que o sistema digestivo produza etanol.

O uso de antibióticos e ter doenças já existentes também podem bagunçar o equilíbrio do intestino e causar essa síndrome. Segundo Thiciane Fauve, médica especializada em problemas digestivos e coordenadora da área de gastroenterologia no Hospital Sírio-Libanês Brasília, essa condição é mais frequente em pessoas que já sofrem com outros problemas intestinais.

Caracteriza-se pela proliferação generalizada de microrganismos intestinais, o que, por sua vez, leva à produção endógena de álcool", ressalta.

Produção endógena se refere aos processos feitos pelo corpo por conta própria. Por exemplo, muitos hormônios são feitos internamente pelo organismo.

Além disso, de acordo com um estudo publicado na revista científica BMJ Open Gastroenterology, embora seja pouco comum, o diagnóstico dessa condição deve ser pensado para qualquer pessoa que tenha sintomas de embriaguez sem ter bebido álcool.

Situações incomuns podem surgir devido aos sintomas desta síndrome, levando a problemas como o caso de um homem na Bélgica, que nesta última segunda-feira (22), conforme informa o portal G1, foi absolvido de acusações de dirigir sob influência de álcool devido à sua condição médica, confirmada por três médicos.

Também vale ressaltar que os sintomas da síndrome são parecidos com os de embriaguez. Segundo Thicianie Fauve, que também é especialista em problemas intestinais, a gravidade dos sintomas varia conforme a quantidade de álcool produzida no intestino.

Veja os principais sintomas dessa condição:

  • Embriaguez inexplicável – isto é, sem ter feito nenhuma ingestão de álcool;
  • Tontura;
  • Náuseas;
  • Vômito
  • Fadiga;
  • Distúrbios do sono;
  • Problemas de memória.
A síndrome da autocervejaria é uma condição rara e incomum. A maioria das pessoas consegue metabolizar o álcool normalmente, sem experimentar esses sintomas", completa a especialista.
Compartilhe  

últimas notícias