Esta é a vigésima quinta vez consecutiva que o país mantém a bandeira verde

Lillia Soares Publicado em 27/04/2024, às 17h01
Nesta sexta-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que em maio a bandeira tarifária continuará verde. Isso significa que os consumidores não terão que pagar nenhum valor adicional em suas contas de luz.
Conforme informações do portal CNN, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) explicou que, devido às boas condições de produção de energia, a bandeira tarifária deve continuar verde até o final do ano. Isso significa que não haverá custos extras na conta de luz para os consumidores.
Além disso, esta é a vigésima quinta vez consecutiva que o país mantém a bandeira verde, desde que a escassez de água, que ocorreu entre setembro de 2021 e abril de 2022, chegou ao fim.
As bandeiras tarifárias, criadas em 2015 pela Aneel, mostram os custos da geração de energia elétrica. Elas têm diferentes níveis e indicam quanto custa para o sistema nacional produzir a energia usada em residências, comércios e indústrias. Quando a conta de luz é calculada com a bandeira verde, não há cobrança extra. Porém, nas bandeiras amarela ou vermelha, há um acréscimo a cada 100 kWh consumidos.
Em março, a Aneel aprovou uma redução nos custos das bandeiras tarifárias. Isso aconteceu porque as condições de chuva estão boas, há muita energia renovável disponível no país e os preços dos combustíveis fósseis no mercado internacional diminuíram, de acordo com a agência reguladora.
Vale ressaltar que a decisão determinou uma redução significativa nos custos das bandeiras tarifárias. Para a bandeira amarela, o valor caiu quase 37%, passando de R$2,989 por kWh para R$1,885 por kWh. Na bandeira vermelha, o patamar 1 teve uma queda de 31,3%, indo de R$ 6,50 por kWh para R$ 4,463 por kWh, enquanto o patamar 2 diminuiu quase 20%, de R$ 9,795 por kWh para R$ 7,877 por kWh.
#BANDEIRATARIFÁRIA | 🟢⚡ Notícia boa! A bandeira tarifária permanecerá verde no mês de maio. Este cenário se mantém há 25 meses, desde abril de 2022.
— Agência Nacional de Energia Elétrica (@ANEEL_govbr) April 26, 2024
Leia mais: https://t.co/6zcVhDs7pfpic.twitter.com/YYi37OQuxU
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado

Gilmar critica atuação de Mendonça em tratativas de delação de Vorcaro e vê semelhanças com a Lava Jato

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça