Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Brasil avança na vacinação contra a pólio, aponta Unicef

A vacina contra a poliomielite é destinada a crianças com até quase 5 anos de idade

Brasil avança na vacinação contra a pólio, aponta Unicef. - Imagem: reprodução freepik
Brasil avança na vacinação contra a pólio, aponta Unicef. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 23/04/2024, às 16h06


O Brasil registrou uma redução no número de crianças menores de um ano que não foram vacinadas contra a pólio em 2023, em comparação com o ano anterior. Segundo dados do Unicef, baseados em informações do Ministério da Saúde, 152,5 mil bebês não receberam a primeira dose do imunizante no ano passado, em contraste com os 243 mil registrados no ano anterior.

Dessa forma, o Unicef indica que o Brasil está progredindo novamente na vacinação infantil após uma queda nos índices de cobertura vacinal nos últimos anos. No entanto, é necessário um esforço concentrado para localizar e vacinar as crianças que ainda não receberam a dose.

Conforme informações do portal UOL, para fazer essa análise, o Unicef levou em conta quantos bebês nasceram em cada ano e quantas primeiras doses da vacina contra a pólio foram administradas no mesmo período.

Youssouf Abdel-Jelil, representante do Unicef no Brasil, expressa sua satisfação com o aumento da vacinação no país e destaca a importância de vacinar todas as crianças o mais rápido possível.

Essa busca tem de ultrapassar os muros das unidades básicas de saúde e alcançar outros espaços em que crianças e famílias, muitas em situação de vulnerabilidade, estão", ressalta. 

Além disso, ele também sugere que campanhas de vacinação sejam realizadas em escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros lugares públicos. 

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é provocada pelo vírus da pólio. Na década de 1990, o Brasil conseguiu eliminar esse vírus, tornando-se livre dessa doença. A vacinação é a única maneira de evitar a doença. Vale ressaltar que a vacina contra a poliomielite é administrada em duas gotas, apenas pela boca. Ela é destinada a crianças com até quase 5 anos de idade.

Compartilhe  

últimas notícias