Diário de São Paulo
Siga-nos
G20

G20: ministra Nísia Trindade defende estratégias para o enfrentamento de futuras pandemias

O discurso aconteceu nesta sexta-feira (18), no primeiro dia da Reunião de Ministros da Saúde do Grupo dos 20

A ministra da Saúde discursou no primeiro dia da Reunião de Ministros da Saúde do Grupo dos 20. - Imagem: reprodução I Instagram @nisiatrindadelima
A ministra da Saúde discursou no primeiro dia da Reunião de Ministros da Saúde do Grupo dos 20. - Imagem: reprodução I Instagram @nisiatrindadelima

Juliane Moreti Publicado em 19/08/2023, às 16h26


Nesta sexta-feira (18), no primeiro dia da Reunião de Ministros da Saúde do Grupo dos 20 (G20) em Gandhinagar, na Índia, a ministra da Saúde Nísia Trindade destacou principalmente questões que envolvem o enfrentamento de futuras pandemias.

Inclusive, um dos destaques é que o evento marca o início da transição da presidência do grupo da Índia para o Brasil e a retomada do protagonismo brasileiro principalmente nos debates que envolvem questões mundiais. 

Ainda sobre pandemias, para a ministra, o sucesso nesse quesito depende da cooperação e interação internacional, além da integração de tecnologias para aumentar a resiliência dos sistemas nacionais de saúde

''A pandemia de Covid-19 expôs nossa vulnerabilidade e provocou discussões no mais alto nível sobre maneiras de melhorar a arquitetura internacional e aumentar a resiliência de nossos sistemas nacionais de saúde, incluindo produção e inovação'', destacou. 

A ministra também comentou sobre a importância de sim, garantir a produção, o fornecimento e o acesso universal a produtos de baixo custo, justamente em resposta à resistência antimicrobiana. 

''Capacidade de vigilância e macanismos de recuperação, força de trabalho de saúde treinada e produção local e regional de produtos de saúde, são a base para a prevenção, preparação e resposta a emergências sanitárias'', completou. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também foi um dos temas abordados pela ministra, que citou ''impulsos'' para que as 17 metas sejam alcançadas, de acordo com informações do portal do governo

''Precisamos de um impulso concreto e eficaz para alcançar nossas metas, um que possa ser sustentado nos próximos anos, ou nossas palavras se revelarão vazias, para a decepção legítima de nossos povos'', disse. 

Além disso, a ministra aproveitou para citar sobre a Resolução sobre a Saúde dos Povos Indígenas: ''A resolução incentiva os países a desenvolverem planos nacionais que incluam a exploração de maneiras apropriadas de integrar serviços de medicina tradicional e complementar nos sistemas de saúde''.

O G20 reúne chefes de estados, ministros e autoridades da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil e outros diversos países. A segunda parte da reunião continua ainda neste sábado (19), com temáticas sobre saúde. 

Compartilhe  

últimas notícias