Diário de São Paulo
Siga-nos
Surto

Varíola dos Macacos: Ministério da Saúde confirma primeira morte pela doença no Brasil

Até o momento, 1.066 casos da doença foram registrados no país

A maioria dos casos da varíola dos macacos ocorreu em SP e RJ - Imagem: Freepik
A maioria dos casos da varíola dos macacos ocorreu em SP e RJ - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 29/07/2022, às 12h06


O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O óbito aconteceu em Uberlândia (MG) na quinta-feira (28). A vítima era um homem com baixa imunidade.

Segundo o boletim mais recente do ministério, 1.066 casos da doença foram registrados no país, a maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nesta semana, a capital paulista confirmou os primeiros casos da doença em crianças.

A pasta está tratando a doença como surto, o primeiro estágio da evolução do contágio, antes da epidemia e pandemia. Esse cenário ocorre quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica, maior que o esperado pelas autoridades.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que o controle da doença é prioridade e organizará um grupo para o combate, com a participação de instituições como Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Segurança Sanitária) e a Opas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que até o momento cinco pessoas morreram pela varíola dos macacos em todo o mundo durante o surto. A entidade ainda não se pronunciou em relação à vítima no Brasil.

A doença

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como por exemplo, roupas de cama.

A doença geralmente se resolve sozinha e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Especialistas apontam que casos graves podem ocorrer, mas a varíola dos macacos mostra-se menos letal que a varíola humana, erradicada em 1980.

A OMS aponta que, ultimamente, a taxa de letalidade da varíola dos macacos foi de cerca de 3% a 6%; para a varíola humana, esse percentual chegava a 30%.

Contudo, ainda não há uma vacina específica para a varíola dos macacos, mas três vacinas já existentes contra a varíola humana podem ser usadas para proteger contra a varíola dos macacos. Alguns países já estão aplicando uma delas, mas ainda não há previsão de chegada no Brasil.

Cenário brasileiro

Os dados registrados até quarta-feira (27) indicaram que o Brasil tinha 978 casos confirmados de varíola dos macacos, em 15 estados e no Distrito Federal:

São Paulo (744)
Rio de Janeiro (117)
Minas Gerais (44)
Paraná (19)
Distrito Federal (15)
Goiás (13)
Bahia (5)
Ceará (4)
Santa Catarina (4)
Rio Grande do Sul (3)
Pernambuco (3)
Rio Grande do Norte (2)
Espírito Santo (2)
Tocantins (1)
Mato Grosso do Sul (1)
Acre (1)

Os números podem variar em relação aos das Secretarias Estaduais de Saúde por causa do tempo de notificação ao ministério.

Compartilhe  

últimas notícias