Diário de São Paulo
Siga-nos
Caso Mauro Cid

Mauro Cid substitui advogado ligado à família Bolsonaro por nova defesa

O tenente-coronel deixou o profissional Rodrigo Roca de lado

Ele teria deixado de lado o advogado Rodrigo Roca, que seria próximo da família Bolsonaro, para substituí-lo por uma nova equipe que irá defendê-lo das acusações - Imagem: reprodução/Twitter
Ele teria deixado de lado o advogado Rodrigo Roca, que seria próximo da família Bolsonaro, para substituí-lo por uma nova equipe que irá defendê-lo das acusações - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 11/05/2023, às 08h40


Na última quarta-feira (10), o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro durante seus 4 anos na presidência da República e preso na semana passada, decidiu fazer mudanças em sua equipe de defesa.

De acordo com informações colunista Aguirre Talento, do UOL, ele teria deixado de lado o advogado Rodrigo Roca, que seria próximo da família Bolsonaro, para substituí-lo por uma nova equipe que irá defendê-lo das acusações que enfrenta.

Também segundo revelado pelo jornalista mencionado acima, Mauro Cid decidiu trazer para seu lado o advogado criminalista Bernardo Fenelon, que é especialista em crimes do colarinho branco e colaboração premiada.

Aguirre ainda contou que interlocutores de Cid disseram que seus parentes estavam à procura de uma linha de defesa mais independente e com menos ligações ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Esses interlocutores também alegaram que havia um certo incômodo por algumas declarações públicas que o advogado Rodrigo Roca deu sobre o caso, que inclusive foram alinhadas com a versão revelada pelo ex-presidente.

Entenda melhor o caso

No dia 3 de maio, uma quarta-feira, a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar uma associação criminosa que inseria dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

Entre os presos na ação estava, claro, o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, um homem de confiança e visto como um 'faz-tudo' por Bolsonaro. Além disso, outros dois ex-assessores especiais do ex-presidente, Sérgio Cordeiro e Max Guilherme, também foram detidos.

Segundo a PF, as inserções falsas teriam ocorrido entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, alterando a verdade sobre fato juridicamente relevante, no caso, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários. O grupo emitia certificados de vacinação fraudulentos para burlar as restrições sanitárias em vigor no Brasil e nos Estados Unidos.

Bolsonaro, por sua vez, nega ter tomado a vacina contra a COVID-19. No caso dele e de sua filha, a inserção de duas doses da vacina Pfizer ocorreu em 21 de dezembro de 2022, dias antes de viajarem para os Estados Unidos após a eleição presidencial.

A prisão de Mauro Cid foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

"A Polícia Federal aponta a existência de uma associação criminosa com vários beneficiários, entre eles uma parlamentar federal, para a inserção de dados falsos nos sistemas do SUS, possibilitando aos investigados a obtenção dos benefícios do certificado de vacinação sem que, necessariamente, tenham se vacinado", disse.

Moraes afirmou que havia "fortes indícios" de materialidade e autoria de seis crimes pelos suspeitos, incluindo associação criminosa, falsificação de documentos e corrupção de menores. O juiz também ordenou a apreensão de armas, munições, computadores, celulares, passaportes e outros dispositivos eletrônicos pertencentes aos suspeitos.

Compartilhe  

últimas notícias